Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10656
Título: Tariff system for fleets of vehicles : a study on the porfolio of Fidelidade
Autor: Fardilha, Tiago Marques
Orientador: Centeno, Maria de Lurdes
Esteves, Rui
Palavras-chave: Seguro automóvel
frotas
bonus-malus
credibilidade
Motor insurance
fleets
experience rating
bonus-malus
credibility
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Fardilha, Tiago Marques (2015). "Tariff system for fleets of vehicles : a study on the porfolio of Fidelidade". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Considerámos os modelos de credibilidade para número de sinistros propostos por Desjardins, Dionne e Pinquet em 2001 e aplicámos esses modelos ao portfolio de frotas de veículos da seguradora Fidelidade. Obtivemos coeficientes de bonus-malus para os veículos baseados na sua sinistralidade. A motivação para este trabalho foi a intenção da seguradora de substituir o actual sistema de tarifação "a posteriori" por um novo sistema, que tivesse em conta os riscos específicos de cada frota. Por outras palavras, em vez de aplicar um sistema de bonus-malus a cada veículo independentemente, a seguradora pretende desenvolver um sistema no qual o histórico de sinistralidade de qualquer veículo afecta também o resto da sua frota, em termos de prémio.
We considered credibility models for claim counts proposed by Desjardins, Dionne and Pinquet in 2001 and applied those models to the portfolio of fleets of vehicles insured by Fidelidade. As an output, we obtained experience rating coefficients for the vehicles based on their observed claims history. This work was motivated by the intention of the insurer to substitute the current experience rating system by a new one, which took into account the fleet-specific risks. In other words, instead of applying a bonus-malus system independently to each vehicle, the insurer wants to develop a system under which the claims history of any vehicle would affect the premium relative to the other vehicles in the fleet.
Descrição: Mestrado em Ciências Actuariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10656
Aparece nas colecções:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-TMF-2015.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.