Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10645
Título: As cores como estimulo ambiental : efeitos nas respostas do consumidor na restauração
Autor: Bagulho, Mariana Polido de Oliveira
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Atmosfera
Cores
Emoções
Perceções
Comportamentos de Aproximação
Restauração
Atmosphere
Colors
Emotions
Perceptions
Approach behavior
Restaurants
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Bagulho, Mariana Polido de Oliveira (2015). "As cores como estimulo ambiental : efeitos nas respostas do consumidor na restauração". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A atmosfera de serviços, durante muito tempo, não teve o reconhecimento que tem atualmente enquanto forte ferramenta de marketing. Alguns estudos têm vindo a demonstrar a influência da atmosfera e dos estímulos ambientais no consumidor a vários níveis. Este estudo pretende analisar o efeito de um estímulo em particular - as cores - no consumidor ao nível das emoções, perceções e comportamentos de aproximação na restauração. A metodologia utilizada foi a quantitativa e o propósito é exploratório, uma vez que se pretende explorar o efeito das cores da atmosfera no consumidor. Assim, foi recriado, em 3 dimensões, o interior de um restaurante em duas versões: numa usou-se uma cor quente (vermelho) e na outra uma cor fria (azul). As imagens do restaurante foram colocadas num questionário online, através do qual se recolheram 516 respostas. Os resultados permitiram observar que as cores influenciam o consumidor, em particular os estados de prazer, excitação, perceção do ambiente, perceção do nível de preços e intenção de consumir. À exceção da intenção de consumir, os inquiridos mostraram uma preferência pelo ambiente de cor quente. Em função dos resultados obtidos no estudo, as empresas devem reconhecer a importância da atmosfera, e das cores em específico, nas emoções, perceções e comportamentos de aproximação dos consumidores. E devem ainda ter em atenção a escolha das cores aquando do planeamento da atmosfera do serviço.
For a long time, services atmosphere was not recognized as a strong marketing tool as it happens nowadays. Some studies have been demonstrating that atmosphere and environmental stimuli's have an influence on consumers. This study intends to analyze the effect of a specific stimulus - colors - on consumer's emotions, perceptions and approach behaviors in restaurants. The methodology used in this study was quantitative. The purpose is exploratory since the intention is to explore the atmosphere's color effect on consumer's behavior. Therefore, it was recreated (in 3 dimensions) two versions of a restaurant's interior. For the first one was used a warm color (red) and a cool color (blue) on the second one. The two images were applied on an online survey which has collected 516 responses. The results observe that colors have an influence on consumers, especially on pleasure, arousal, environmental and price perceptions and purchase intention. Excluding purchase intention, respondents showed a preference for warm color environments. In conclusion, companies should recognize the importance of atmosphere and colors on emotions, perceptions and approach behaviors. Therefore, companies should chose colors carefully when it comes to service atmosphere planning.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10645
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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