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Título: Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana
Autor: Afonso, André Tigeleiro
Orientador: Curado, Carla
Palavras-chave: Internacionalização
estratégia
parcerias
redes
hotelaria
Internationalization
strategy
partnerships
networks
hotel
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Afonso, André Tigeleiro (2015). "Estratégia de internacionalização : o caso grupo Pestana". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Através do processo denominado por globalização qualquer produto ou serviço local pode, potencialmente, atingir projeção mundial. As alterações daí decorrentes têm originado mudanças na forma e modo como as organizações conjugam recursos e capacidades, com vista ao desenvolvimento eficiente e eficaz de processos e estratégias de internacionalização. Contudo, todas as mudanças operadas pelas organizações parecem tender para um objectivo comum, o do sucesso integrativo da organização no mercado alvo. Através de um estudo de caso do maior grupo hoteleiro português - o Grupo Pestana, a presente investigação foca-se nos seguintes tópicos: estratégia de internacionalização; relacionamentos, parcerias e redes de negócios. O estudo procura observar aspetos como o enquadramento no mercado global, desenvolvimento de uma estratégia e orientação internacional, envolvimento em relacionamentos, parcerias e redes de negócios, assim como, de que forma são potenciadas as capacidades e competências da organização. Os dados recolhidos destacam que para a elaboração de uma adequada estratégia de internacionalização, é importante que seja efetuada uma profunda análise turística e macroeconómica, tendo em conta ciclos e tendências, a experiência acumulada da organização, assim como a visibilidade e notoriedade da marca. Igualmente relevantes na facilitação de processos de expansão, denotaram-se os relacionamentos institucionais, as parcerias e as redes de negócios a que a organização pertence.
Through the process called globalization any local product or service can, potentially, achieve worldwide recognition. Changes resulting therefrom have originated changes on how organizations combine resources and capabilities with the goal of develop efficient and effective internationalization strategies. However, all changes operated by organizations seem to tend towards a common goal, the integrative success of the organization in the target market. Using a case study of the biggest Portuguese hotel group - the Pestana Group, this research focuses on the following topics: internationalization strategy; relationships, partnerships and business networks. The study seeks to observe aspects such as emplacement in the global market, international strategy and orientation development, relationships, partnerships and business networks involvement, as well as how are enhanced organizational capabilities and competencies. The collected data highlight, that for the development of an appropriate international strategy, it is important that a profound tourist and macroeconomic analysis are performed, taking into account cycles and trends, the accumulated experience of the organization, as well as the visibility and brand awareness. The institutional relationships, partnerships and business networks to which the organization belongs also revealed important in facilitating expansion processes.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10643
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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