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Título: Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
Autor: Vieira, Jaqueline Rodrigues
Orientador: Proença, Isabel
Gonçalves, Sónia P.
Palavras-chave: Estudantes universitários
Bem-estar
Modelo de Equações Estruturais
Higher Education Students
Well-being
Structural Equation Models
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vieira, Jaqueline Rodrigues (2015). "Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo avaliar o efeito dos "recursos pessoais" e dos "recursos sociais e organizacionais" no "bem-estar" do aluno universitário. A base teórica assenta no Modelo Resources, Experiences and Demands - RED e no pressuposto que o "bem-estar" tem natureza multicausal ligado a fatores de ordem individual, social e organizacional. Os dados são provenientes de um estudo mais alargado cuja recolha foi realizada através de um questionário, sendo a amostra constituída por alunos de uma instituição de ensino superior pública e de uma instituição de ensino superior privada. Para a análise, são utilizados modelos de equações estruturais. O modelo ajustado também é utilizado para avaliar se existem diferenças entre as instituições de ensino. Através dos resultados, conclui-se que o fator dos "recursos pessoais" é o principal determinante do "bem-estar", com destaque para as variáveis da "auto-eficácia académica", "orientação para o objetivo" e "capital psicológico". Ao comparar as instituições, verifica-se diferenças no peso atribuído às variáveis em estudo. Neste sentido, o estudo reforça a necessidade de explorar de forma mais aprofundada os determinantes do "bem-estar" dos estudantes do ensino superior.
The main goal of this dissertation is to evaluate the effect of "personal resources" as well as "social and organisational resources" on the "well-being" of university students. The theoretical background is based on the Resources, Experiences and Demands Model - RED and on the assumption that "well-being" is multicausal connected to individual, social and organisational factors. Data used in the present study comes from a larger project, whose collection was conducted through a questionnaire. The sample consists of students of a public higher education institution and a private higher education institution. The structural equation models was used for the analysis of the results. The adjusted model is also used in order to see if there is any discrepancy in the results between the sampled institutions. Results show that "personal resources" is one of the stronger factors determining "well-being", with "self-efficacy", "goal orientation" and "psychological capital" being the variables with more weight. Institutional comparison allow us to see that there are some differences in the weight and role of each variables. Therefore, our results emphasises the need to explore in more depth the determinants of students? well-being in higher education context.
Descrição: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10627
Aparece nas colecções:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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