Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10621
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Autor: Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
Orientador: Martins, Maria João Figueira
Palavras-chave: Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Necessidades de formação
Teaching practice
Physical Education
Learning process
Teacher
Training needs
Data de Defesa: 2015
Resumo: O estágio pedagógico em Educação Física é o momento final da formação inicial dos professores de Educação Física, representando uma etapa fundamental para a sua formação. Este apresenta aos futuros professores oportunidades de prática de ensino real, microensino e observação pedagógica, entre outras, importantes para desenvolver as suas competências enquanto professores. O presente relatório procura descrever e analisar de forma reflexiva e projetiva a experiência vivida durante o estágio pedagógico em Educação Física. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais, como planear conteúdos, interpretar comportamentos, desenvolver conhecimentos e analisar informação, tornando-me mais preparado para desempenhar o papel de professor com qualidade e competência. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor. Para ser possível melhorar e superar essas dificuldades foi necessário organizá-las e trabalhar sobre um conjunto pequeno de cada vez. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras estão ainda por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feedback e o controlo da turma, em especial à distância, são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver no futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.
Teaching practice in Physical Education is the final moment of initial training for Physical Education teachers, representing a crucial moment of their education. Teaching practice in Physical Education enables future teachers to practice real teaching, among others techniques, important to develop their skills as teachers. This report sought to describe and analyze, in a reflective and projective way, the experience of teaching practice. This educational experience enabled the acquisition and development of crucial skills, as planning, observing and interpreting, developing knowledge, and analyzing information, enhancing the quality of my performance as a teacher. During the 2014-2015 school year I have presented some difficulties in several aspects of teachers’ intervention. In order to improve and surpass these difficulties it was necessary to organize them in small groups, working on each group at a time. Despite the improvement in several skills during teaching practice, others still need further development. Due to their importance to the learning process, feedback emission and quality and class control, especially distance control, are skills that I intent to continue to work on, as these skills still need to be improved.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10621
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.