Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10608
Título: Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica D. Domingos Jardo
Autor: Santos, Alexandre Miguel Pinto Pereira dos
Orientador: Gonçalves, Acácio Manuel da Silva
Palavras-chave: Educação Física
Desenvolvimento de competências
Sucesso
Decisões pedagógicas
Estratégias
Autonomia
Physical Education
Skills development
Pedagogical decisions
Success
Strategies
Autonomy
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente documento retrata, de forma reflexiva e crítica, todo o processo de formação desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico, tendo como principal objetivo a análise das várias atividades desenvolvidas nas diferentes áreas de intervenção de um professor de EF no dia-a-dia escolar. Efetivamente baseia-se num documento que visa enquadrar as várias experiências passadas, a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais durante todo este processo num perfil de desempenho coerente para a intervenção enquanto docente no futuro. O sucesso apresenta-se como uma premissa fundamental no desenvolvimento da prática letiva, e com uma influência elevada nas práticas e intervenções do dia-a-dia representando muitas das vezes a orientação nas várias decisões pedagógicas tomadas. Posto isto, o trabalho do professor na escola é de elevada importância nas várias áreas de intervenção onde pode assumir um papel de destaque no desenvolvimento das competências dos alunos. O crescimento pessoal e profissional constitui-se como uma das particularidades conseguidas no processo de estágio, em muito devido às várias reflexões realizadas e estratégias encontradas, individualmente e em grupo, nas diversas experiências e que se transformaram num ganho de autonomia e de experiência importante para o futuro profissional.
This document depicts, in a reflective and critical way, the whole process of training developed under the teaching practice, having as main objective the analysis of the various activities in the different areas of intervention of a teacher of PE in school day by day. Effectively based on a document that aims to frame the various past experiences, the acquiring and developing of personal and professional skills throughout this process in a consistent performance profile for a future intervention as a teacher. The success comes as a fundamental premise in the development of teaching practice, and with a high influence on practices and interventions of the day-to-day accounting often the guidance in the various pedagogical decisions. That said, the teacher's work at school is of high importance in the various areas of intervention, which can play a key role in developing the skills of students. The personal and professional growth is aimed as one of the special features achieved on training process, in much due to various reflections made and strategies found, individually and in groups, throughout different experiences and that outcome as an important gained autonomy and important experience for the future teacher as a professional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10608
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final de estágio.pdf555,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.