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Título: A estratégia de Integração Vertical como meio de obtenção de Vantagens Competitivas : Estudo de Caso : Orivárzea, SA.
Autor: Maricato, Andreia Gonçalves
Orientador: Laranja, Manuel
Palavras-chave: Orivárzea
Integração vertical
Estratégia
Vantagem competitiva
Redes de operações
Cadeia de valor
Custos de transação
Vertical integration
strategy
Competitive advantage
Operations network
Value chain
Transaction costs.
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Maricato, Andreia Gonçalves (2015). "A estratégia de Integração Vertical como meio de obtenção de Vantagens Competitivas : Estudo de Caso : Orivárzea, SA.". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta dissertação procura definir, através de uma análise à estratégia da empresa, as determinantes, vantagens, desvantagens e riscos da implementação de uma estratégia de integração vertical na cadeia de valor. É então abordado e aprofundado o conceito de integração vertical e por fim analisado o caso de uma empresa que usa esta estratégia na sua cadeia de valor - a Orivárzea, SA. No sector agrícola, a maioria dos consumidores finais não estão dispostos a despender muito para a obtenção de um produto alimentar básico e como tal as empresas tendem a baixar os seus preços finais de modo a oferecerem aos seus consumidores um produto básico de baixo preço. Esta dissertação mostra que, no caso da Orivárzea, a empresa não tem necessariamente de oferecer produtos a preços inferiores para se posicionar como líder de mercado. Determina-se que a implementação de uma estratégia de integração vertical acarreta maiores custos para a empresa, no entanto proporciona vantagens competitivas como a maior qualidade do produto fazendo com que esta tenha uma posição de diferenciação face aos seus concorrentes e obtenha daí uma elevada quota de mercado.
This dissertation defines, through an analysis of the company's strategy, the determinants, advantages, disadvantages and risks of implementing a vertical integration strategy in the value chain. It is discussed and further developed the concept of vertical integration and finally analysed the case of a company that uses this strategy in its value chain - the Orivárzea, SA. In the agricultural sector, most end consumers are not willing to spend much to obtain a basic food product and, due to this, companies tend to lower their prices in order to offer their consumers a basic food product at low price. This dissertation shows that in the case of Orivárzea, the company does not have to offer products at lower prices to position itself as market leader. It determines that the implementation of a vertical integration strategy entails higher costs for the company, but provides competitive advantages such as higher product quality making giving to the company a position of differentiation from their competitors and a higher market share.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10588
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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