Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10540
Título: Obtenção de vantagens competitivas através de relacionamentos cooperativos com fornecedores
Autor: Batista, Cristiana Nunes Neves
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Criação de Valor
Funções de Valor dos Relacionamentos
Fornecedores
Relacionamentos com Fornecedores
Value Creation
Value Functions of Relationships
Relationships with Suppliers
Suppliers
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Batista, Cristiana Nunes Neves (2015). "Obtenção de vantagens competitivas através de relacionamentos cooperativos com fornecedores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A criação de valor de uma empresa não parte só daquilo que a mesma detêm e controla. Esse valor é também obtido através de relacionamentos desenvolvidos com outras entidades, entre elas os fornecedores. Através de um estudo de caso singular, Projeto C09 da empresa Celbi, e considerando as funções de valor criado através de relacionamentos desenvolvidos com fornecedores, procurou-se analisar como é que uma empresa consegue criar valor tanto para si como para os seus clientes. Constatou-se que os relacionamentos com os fornecedores de matérias-primas se evidenciam pelas funções diretas sendo considerados como relacionamentos transacionais. Já os relacionamentos com os fornecedores implementadores do Projeto se destacam por criarem valor através das funções indiretas e por se caracterizarem por serem relacionamentos de valor acrescentado.
The creation of a company's value is not only part of what it holds and controls. This value is also obtained through relationships developed with other entities, including suppliers. Through a unique case study, Project C09 of Celbi, and considering the functions of value created by relationships developed with suppliers, we tried to analyze how a company can create value for itself and for its customers. It was concluded that relationships with suppliers are important for the creation of different types of value for the company under study. The relationships with raw material suppliers are evidenced by direct functions being considered as transactional relationships. The relationships with the project implementers' suppliers are evidenced for creating value through indirect functions and are characterized by being value-added relationships.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10540
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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