Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10538
Título: Factores explicativos das desigualdades no desempenho educativo em Cabo Verde : o caso do ensino básico
Autor: Silva, Emanuel de Jesus Semedo da
Orientador: St. Aubyn, Miguel
Palavras-chave: Fatores Explicativos
Desigualdades
Desempenho Educativo
Sistema Educativo
Explanatory factors
Inequalities
Educational Performance
Education System
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Emanuel de Jesus Semedo da (2015). "Factores explicativos das desigualdades no desempenho educativo em Cabo Verde : o caso do ensino básico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este estudo analisa o impacto das estruturas socioeconómicas na explicação do desempenho educativo em Cabo Verde, procurando esclarecer quais os fatores explicativos de desigualdades no desempenho escolar no ensino básico. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise de regressão linear múltipla, usando como fonte os dados das Estatísticas de Educação e do INE para 22 Municípios do arquipélago de Cabo Verde, referentes aos períodos letivos de 2010/2011 a 2013/2014 e ao Censo de 2010, respetivamente. A análise dos resultados revela que a formação dos professores, a idade normal de frequência dos alunos, principalmente no 2º e 4º ano de escolaridade, a proporção da população residente com ensino secundário, bem como a instrução superior do representante familiar feminino explicam parte das diferenças do desempenho escolar. Esta análise retrata a estrutura socioeconómica de Cabo Verde e sócio organizativa das escolas. Dados os fatores que explicam o desempenho educativo sugere-se a necessidade de alargar a todos os concelhos a rede de formação específica dos professores no ensino obrigatório; o aumento da oferta na educação de adultos e a estabilização do corpo docente. Assim, o relativamente fraco desempenho educativo em Cabo Verde, em particular em certos concelhos, tende a mostrar-se mais como um problema socioeconómico do que como um problema estrutural do sistema educativo.
This study analyzes the impact of socio-economic structures and an explanation of the educational performance in Cape Verde, searching to locate factors of inequalities in school achievement and in fundamental education. In methodological terms, we used the multiple linear regression analysis as a source, where the data provided the education statistics and INE for 22 municipalities of the Cape Verde Islands, regarding the academic periods from 2010/2011 to 2013/2014 and the 2010 census, respectively. The analysis of the results explains and can justify part of the problem in school performance, these four factors are: - The teachers training - The normal age for attending school is mainly in the 2nd and 4th grade level - The proportion of the resident population with secondary education - The higher educations of female family are representatives. This analysis reflects the socio-economic structure of Cape Verde and socio-organizational of the schools. Given the explaining factors, the educational performance suggests the need to extend to all municipalities, the network of specific teacher training in compulsory education, the increased supply in adult education and the teaching of fundamental literacy. Thus, the relatively poor educational performance in Cape Verde, particularly in certain municipalities, tends to show up more as a socio-economic problem than as a structural problem of the educational system.
Descrição: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10538
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-EJSS-2015.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.