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Título: Voluntariado corporativo : expectativas e percepções : um estudo no setor das telecomunicações em Portugal
Autor: Grangeio, Maria do Carmo Ravara Cary Frade
Orientador: Lopes, José Dias
Palavras-chave: Voluntariado Corporativo
Responsabilidade Social Corporativa
telecomunicações
Portugal
expectativas
perceções
Corporate Volunteering
Corporate Social Responsibility
telecommunications
expectations
perceptions
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Grangeio, Maria do Carmo Ravara Cary Frade (2015). "Voluntariado corporativo : expectativas e percepções : um estudo no setor das telecomunicações em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente dissertação teve como propósito estudar o Voluntariado Corporativo no setor das telecomunicações em Portugal, nomeadamente a diferença existente entre as expectativas dos responsáveis pelo Voluntariado dentro de uma organização e as perceções dos respetivos voluntários. Paralelamente tentou-se também perceber quais as diferenças de motivação/perceção de um colaborador que adere ao Voluntariado e um que não adere/nunca aderiu. O estudo exploratório foi feito através de instrumentos quantitativos e qualitativos. Neste sentido, contou-se com a participação de três empresas de telecomunicações e com a entidade reguladora deste setor, onde foram realizadas entrevistas e inquéritos. Concluiu-se que, apesar de haver um grande acompanhamento e reconhecimento dos programas de Voluntariado dentro das organizações, existe espaço para melhoria, visto que alguns colaboradores estão descontentes, na medida em que afirmaram que, se tivessem a possibilidade, mudariam vários aspetos nos programas. Além disso, há ainda oportunidades para uma maior mobilização das ações de Voluntariado. Sugere-se que haja um contacto mais próximo entre os colaboradores e a gestão da organização, para que as ações de Voluntariado Corporativo possam cumprir as expectativas dos colaboradores.
This work aimed to study the Corporate Volunteering in the telecommunications sector in Portugal, namely the difference between the expectations of those responsible for the Volunteering within an organization and the perceptions of the respective volunteers. At the same time it also tried to report the differences of motivation/perception of an employee who joins the Volunteering and one that does not adhere/never joined. The exploratory study was conducted through quantitative and qualitative instruments. Following the prior idea, it counted with the participation of three telecommunications´ companies and the regulator of this sector, where interviews and surveys were carried out. It was concluded that, although there is a large monitoring and recognition of the Volunteering programs within organizations, there is room for improvement because some employees are unhappy, as they said if given the chance, they would change several aspects in the programs. In addition, there are still opportunities for a greater mobilization of Voluntary actions. It is suggested a closer contact between employees and the organization´s managers, so that the Corporate Volunteering actions can meet the employees´ expectations.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10527
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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