Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10520
Título: Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
Autor: Fernandes, José Miguel Avelino
Orientador: Ilhéu, Fernanda
Palavras-chave: Mercado chinês
Vestuário português
fatores críticos de sucesso
internacionalização
plano de marketing
Chinese market
Portuguese clothing
critical success factors
internationalization
marketing plan
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Fernandes, José Miguel Avelino (2015). "Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O mercado chinês encerra em si mesmo um conjunto de características bem distintas daquelas que geralmente se encontram em qualquer mercado europeu. Para se ter sucesso naquele país asiático é necessário conhecer as especificidades do mercado consumidor chinês, bem como as suas práticas de gestão e a ética de negócios. Sendo um mercado em ascensão com indiscutível potencial para as marcas de vestuário português, procurou-se apresentar os fatores críticos de sucesso no processo de internacionalização para a China. Para tal, recorreu-se a um questionário online às empresas portuguesas de vestuário a operar na China e a uma entrevista com o Diretor-Geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Estes instrumentos permitiram elaborar um plano de marketing que pode ajudar a ATP a orientar as empresas portuguesas de vestuário suas associadas no seu processo de internacionalização para a China.
The Chinese market holds in itself a very distinguished set of characteristics from the ones found on any other European market. To be successful on that Asian country, it is important to know the specific features of the Chinese consumer market, as well as its management practices and business ethics. Being a rising market with undisputable potential for the Portuguese clothing brands, this study intends to present the critical success factors in the process of internationalization to China. For that, we recurred to an online questionnaire for the Portuguese clothing companies operating in China and to an interview with the Head Manager of the Portuguese Textile and Clothing Association (ATP). These instruments have allowed the development of a marketing plan that may help ATP to guide its associate corporations in their internationalization process to China.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10520
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JMAF-2015.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.