Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10498
Título: Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade : um caso na indústria automóvel
Autor: Vasconcelos, Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo de
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: estratégias low cost
competitividade
indústria automóvel
Automobile Dacia S.A.
low cost strategies
competitiveness
automobile industry
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vasconcelos, Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo de (2012). "Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade : um caso na indústria automóvel". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A necessidade de qualquer empresa se adaptar ao consumidor é crescente, sendo o valor acrescentado já uma condicionante da sobrevivência da mesma. O aparecimento da indústria low cost revolucionou por completo o mercado, desenvolvendo novas formas de pensamento, planeamento, e competição. Com margens operacionais cada vez menores, torna-se essencial ter o melhor desempenho estratégico para a sustentabilização e aumento da competitividade. O objectivo deste trabalho passa por analisar as exigências do consumidor low cost e, posteriormente, estudar como uma marca, que opera num mercado que tipicamente não é associado a estratégias de baixo custo, introduziu linhas orientadoras para o endereçar. Tomando por base inquéritos realizados ao consumidor e entrevistas a colaboradores desta empresa, pretende-se estudar as linhas estratégicas aplicadas pela Automobile Dacia S.A.. Foi possível concluir com o estudo que o consumidor low cost não se limita a olhar para o preço, e que a associação deste tipo de gama a uma empresa estabelecida no mercado, neste caso a Renault, pode ter efeitos positivos na competitividade do produto. Conclui-se ainda que a empresa analisada luta por encontrar um equilíbrio adequado entre a componente operacional e a de vendas para satisfazer as necessidades do consumidor, de forma a proporcionar aos clientes particulares uma compra racional e calculada.
Nowadays, there is an increasing need for companies to adapt to its target consumers and added value arises as a determinant factor for any business' survival. With the emerging of the low cost industry, the markets suffered a complete revolution, developing new ways of thinking, planning and competing. The shrinking operational margins make it crucial for companies to have a sharp strategic performance, so as to maintain its sustainability and to increase its competitiveness. The aim of this project is to analyze the low cost consumers' basic requirements, and also to deeply understand how a company, which is not typically associated with low-cost strategies, was able to establish guidelines for this type of business. This research is based on consumer surveys and employees' interviews and it is intended to study Automobile Dacia S.A.'s strategic actions. The major conclusions drawn from this study are the fact that price is not the only variable that low cost consumers are concerned with, and also that the association of this kind of brand to an established company - such as Renault - can indeed have a positive effects on such products' competitiveness. Furthermore, I could also conclude that Dacia is currently struggling to find a balanced strategy between the operational and sales departments which could better meet their customers' needs and consequently lead to a more rational and accurate decision when purchasing its products.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10498
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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