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Título: A utilização do Balanced Scorecard na formulação da estratégia de marketing : o caso do Instituto Politécnico de Setúbal
Autor: Frazão, Maria Alexandra Vieira
Orientador: Dominguinhos, Pedro
Palavras-chave: Gestão Estratégica
Marketing
Balanced Scorecard
Alinhamento
Ensino Superior
Strategic Management
Alignment
Higher Education
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Frazão, Maria Alexandra Vieira (2012). "A utilização do Balanced Scorecard na formulação da estratégia de marketing : o caso do Instituto Politécnico de Setúbal". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Uma gestão estratégica que torne uma organização líder no mercado em que se insere e permita uma constante adaptação às exigências e desafios que vão surgindo, assim como o envolvimento e o empenho de todos os funcionários, é o objetivo de qualquer gestor. Estes conceitos são amplamente discutidos há já vários anos no seio empresarial, mas a sua adaptação aos organismos públicos é relativamente recente. Este estudo, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender o processo subjacente à utilização da ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC), num departamento de uma instituição pública, a atuar no mercado do ensino superior. Os dados para o desenvolvimento do estudo de caso foram obtidos através da realização de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que a utilização do BSC num departamento de Imagem e Comunicação apresenta vantagens como influenciar positivamente a forma como a instituição comunica com os seus diferentes públicos; contribuir para o envolvimento de todos na consecução da estratégia da instituição e alinhar as atividades diárias com os objetivos estratégicos da instituição.
The goal of any manager is to have a strategy that takes the organization to a leading position in the market and that allows a constant adaptation to the demands and challenges that arise, as well as the involvement and commitment of all employees. These concepts have been widely discussed for several years in business, but their adaptation to public organizations is relatively recent. This study, exploratory and descriptive, was held with the purpose of understanding the process connected to the use of the strategic management tool Balanced Scorecard (BSC), in a department of a public institution, acting in the higher education market. The data for the development of the case study were obtained through semi-structured interviews, document analysis and direct observation. The results showed that the use of the BSC in an Image and Communication department presents advantages as to positively influence the way the institution communicates with different audiences; contribute to the involvement of all parties in the achievement of the institution's strategy and align daily activities with the strategic goals of the institution.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10482
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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