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Título: Diversificação das exportações : o caso português
Autor: Dias, Maria João Saraiva
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: Comércio internacional
Exportações
Diversificação
Portugal
International trade
Exports
Diversification
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Dias, Maria João Saraiva (2012). "Diversificação das exportações : o caso português". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O objectivo deste trabalho é analisar como têm evoluído as exportações portuguesas de bens ao longo das últimas duas décadas, caracterizar as empresas que exportam e perceber se estas têm ou não seguido uma estratégia de diversificação (quer geográfica quer de produto), para aumentar as suas vendas ao exterior. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e as análises efectuadas tiveram por base os dados estatísticos do comércio internacional português, entre 1988 e 2009, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. Verificou-se que, apesar do crescimento observado nas exportações ao longo do período em estudo, este não se deve a uma estratégia de diversificação, uma vez que as empresas portuguesas têm tendência a exportar cada vez mais para um único mercado e um número reduzido de produtos. Estes resultados poderão ajudar a perceber a realidade do comércio externo português e levar a questionar se este é o melhor caminho a seguir, tendo em conta a importância que as exportações têm no actual contexto económico.
The aim of this study is to analyze how portuguese exports of goods have evolved over the past two decades, characterize the companies that export and understand whether or not they have followed a diversification strategy (both geographic and product diversification), to increase their sales abroad. The methodology chosen was the case study and the analysis made were based on statistical data from the portuguese international trade between 1988 and 2009, provided by Instituto Nacional de Estatística. It was found that, despite the growth observed in the exports over the studied period, this is not due to a diversification strategy, since portuguese companies tend to export increasingly to only one market and only a few products. These results may help to understand the reality of portuguese external trade and lead to question whether this is the best way forward, taking into account the importance of exports in the current economic context.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10475
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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