Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1046
Título: A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores
Autor: Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Formação de professores
Percepção
Supervisão pedagógica
Data de Defesa: 5-Jun-2009
Resumo: O presente estudo, teve como objectivo analisar a relação existente entre a percepção dos professores supervisores, professores cooperantes e estagiários acerca dos problemas identificadas por estes, durante a prática pedagógica. Como estratégia de investigação optou-se pelo estudo multi-caso. A pesquisa realizou-se em duas Escolas Superior de Educação da região centro. Da amostra fizeram parte três professores cooperantes, sete supervisores e trinta e sete estagiários, do quarto ano do Curso de Formação de Professores do Ensino Básico, variantes Ciências/Matemática e Educação Física. Como suporte metodológico utilizámos a entrevista semi-estruturada. As respostas, transcritas na íntegra, foram submetidas a Análise de Conteúdo, com categorização à posteriori. Para análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as semelhanças e diferenças entre as percepções da tríade. As principais conclusões revelaram: a) coerência na ausência de experiência na Escola/Comunidade; variação positiva, tipicidade e consciência dos principais problemas identificados; b) semelhança quanto aos problemas de Planeamento de aulas, Condução de ensino (intervenção pedagógica) e Avaliação Formativa; resolução satisfatória e importância/muita importância atribuída aos mesmos; b) divergência quanto aos problemas identificados ao nível da Investigação/Acção (Recursos/Experiências Pessoais) e relação Eu/Outros; factores de variação e causas a eles inerentes - internas/cooperantes; externas/estagiários e supervisores.
The purpose of this study was to know the relation between student teachers, cooperating teachers and university supervisors for perspectives of critical incidents, identified by these last ones. As investigation strategy, we decided for the multiple-case study. We brought seven university supervisors, three cooperating teachers and thirty seven student teachers of two public schools of Basic Teachers Education. Methodological support was given by semi-guide interview. All answers were submitted to a Content Analysis with posterior categorisation. For the results debate, we created relative frequency tables that allowed us to find the similar and also contrast between student teachers, cooperating teachers and university supervisors’ perception about the critical incidents. We reached the following general conclusions: a) exist coherency in the absence of the experience in School/Community, the positive variance, typical and a consciousness of the majority of problems that were identified; b) there are similar perspectives to the identification of problems in lesson planning, conducting and evaluation of teaching; the satisfactory resolution by the student teachers; the importance/very importance put on the problems; c) there are divergences about the problems in investigation/action (resources/personal experiences) and the relationship between student teacher and others; factors of variation and the causes for his occurrence.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Supervisão Pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1046
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdfDocumento principal851,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.pdfRef. bibliográficas23,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1Carta de formalização de pedido de autorização aos Co.pdfAnexo 115,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 2 - Carta de apresentação orientadores.pdfAnexo 211,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 3- Carta de apresentação estagiários.pdfAnexo 314,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
2.4 R_Formação específica.txtAnexo 412,99 kBTextVer/Abrir
Anexo5_Recrutamento.txtAnexo 514,28 kBTextVer/Abrir
Guião de Entrevista aos professores cooperantes_R_.pdfAnexo 614,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de Entrevista aos professores estagiários_R_.pdfAnexo 6 a11,52 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião de Entrevista aos supervisoresR.pdfAnexo 6 b10,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
ECLCM1.pdfAnexo 773,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
ECLCM1.pdfAnexo 873,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Areacomumcat1.docAnexo 969,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
1ªanalise.xlsAnexo 10 - 1216 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
análise.xlsAnexo 10 -2198,5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
av.formativa.xlsAnexo 10 - 3223,5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
LivroConsciência dos Problemas da Prática.xlsAnexo 10 - 486,5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.