Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10444
Título: Caracterização do mobile banking em Portugal : análise da intenção de ação em serviços de mobile banking
Autor: Perdigoto, Marta Sofia Zacarias
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: Adopção de Sistemas de Informação
Mobile banking
Adopção
Difusão e Inovação
Uso de SI
Information Systems Adoption
Adoption
Innovation Diffusion
IS Use
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Perdigoto, Marta Sofia Zacarias (2012). "Caracterização do mobile banking em Portugal : análise da intenção de ação em serviços de mobile banking". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os avanços tecnológicos a nível dos dispositivos móveis estão a transformar o mundo. Os utilizadores dos serviços bancários já podem realizar operações bancários em qualquer lugar e em qualquer momento, através do mobile banking. O objectivo desta pesquisa é analisar a Intenção e a Ação, nos serviços de mobile banking. Esta pesquisa utilizou o PLS para testar as causalidades no modelo proposto. Esta pesquisa estende modelos já existentes e avalia o Uso Real do mobile banking, mas também a Intenção de Comportamento traduzida na Intenção de Uso. Este estudo concluiu que os principais determinantes da Intenção de Comportamento do mobile banking são a Influência Social e a Vantagem Relativa. Além disso, as variáveis Risco Percebido, Falta de Informação e as Barreiras de Uso têm um efeito negativo sobre a Intenção de Comportamento. A Intenção de Comportamento e o Uso do Internet banking são considerados antecedentes significativos do Uso Real do mobile banking. Este estudo apresenta contribuições tanto para acadêmicos como para profissionais.
Technological advances at the level of mobile devices are transforming the world. Banking users are able to conduct banking services at anyplace and at any time by mobile banking. The purpose of this research is to analyze Intention and Action in mobile banking services. This research used PLS to test the causalities in the proposed model. Our proposal extends the existing models with an assessment of the Actual Usage of mobile banking and how Behavioral Intention translates into Action. This study found that the main determinants of Behavioral Intention for mobile banking are the Social Influence, and Relative Advantage. Also, the variables Perceived Risk, Lack of Information and Usage Barriers have a negative effect on the mobile banking Behavioral Intention. Behavior Intention and Internet banking Use are found to be significant antecedents of mobile banking Use. This study presents contributions o both academic and practitioner communities.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10444
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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