Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10432
Título: Relatório de estágio : Centro Desenvolvimento PIN, progresso infantil
Autor: Campos, Joana Ribeiro
Orientador: Melo, Ana Isabel Amaral do Nascimento Rodrigues
Palavras-chave: Centro de desenvolvimento
Intervenção psicomotora
Perturbações do desenvolvimento
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção e visão ecológica da criança
Development center
Psychomotor intervention
Developmental disorders
Learning disabilities
Intervention and child ecological approach
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório espelha o trabalho desenvolvido no estágio curricular de aprofundamento das competências profissionais, no Centro de Desenvolvimento PIN – Progresso Infantil, integrado no Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. Este centro destina-se ao atendimento de múltiplas problemáticas nas diversas faixas etárias, dispondo de uma equipa multidisciplinar e desenvolvendo ação ao nível do diagnóstico, intervenção, formação e investigação. A atividade profissional foi desenvolvida nos domínios da intervenção, avaliação e formação na área das perturbações do desenvolvimento e das dificuldades de aprendizagem. O trabalho nos núcleos de intervenção caraterizou-se por uma participação em sessões de intervenção e avaliação, reuniões e ações de formação. Em cada núcleo é feita uma abordagem ecológica da criança, compreendendo-a nas suas diferentes esferas e elaborando um programa de intervenção individualizado dirigido às suas características. O relatório é composto pelo enquadramento institucional e revisão bibliográfica da intervenção psicomotora, pela caraterização da atividade desenvolvida em cada núcleo e, mais concretamente, dos estudos de caso acompanhados. Registou-se uma evolução terapêutica positiva na aquisição e desenvolvimento de competências em variados domínios (e.g., cognitivo, emocional, académico, social) nos casos acompanhados. Este estágio constituiu uma oportunidade inigualável de experiências e aprendizagens fulcrais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
This document reflects the work developed at PIN – Progresso Infantil – during the curricular training for improvement of Professional Skills under the Master’s degree in Psychomotor Rehabilitation, Faculty of Human Kinetics. This center is designed to serve multiple problems in different ages groups, with a multidisciplinary team and developing action at the level of diagnosis, intervention, training and research. Professional practice has been developed in the fields of intervention, evaluation and training in the area of developmental disorders and learning disabilities. The work in each nucleus was characterized by intervention and evaluation sessions, meetings and training sessions. In each nucleus is made an ecological approach of the child, understanding it in it’s different spheres and developing an individualized intervention program based on their characteristics. The report consists of the institutional framework and literature review of psychomotor intervention. It is also made a characterization of the activity in each center, and more specifically, the case studies followed. There was a positive therapeutic evolution in the acquisition and development of skills in various areas (e.g., cognitive, emotional, academic, social). This stage was an unique opportunity to experience and learning both for personal and professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10432
Designação: Mestrado em Reabilitação Psicomotora, Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Joana Campos Doc Definitivo.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.