Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10429
Título: Modelo de Relacionamento Banca-PME's
Autor: Brito, Narcelindo Martins de
Orientador: Lopes, José
Palavras-chave: Relacionamento bancário
PME
assimetria informacional
restrições financeiras
Banking relationship
SME
asymmetric information
financial constraints
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Brito, Narcelindo Martins de (2012). "Modelo de Relacionamento Banca-PME's". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Embora as PME sejam consideradas o motor do crescimento europeu, devido a sua capacidade de inovação e criação de emprego, a sua dificuldade em conseguir financiamento faz-se sentir agudamente. Daí, para uma economia que deseja prosperar, torna-se crucial garantir-lhes melhor acesso aos créditos, principalmente através de empréstimos bancários. Este trabalho revisa o debate sobre as relações existente entre a banca e as PME no mercado português. A amostra baseia-se num inquérito dirigido aos gestores de empresas da zona centro de Lisboa das cinco maiores instituições bancárias a operar em Portugal, a fim de avaliar as suas percepções sobre o relacionamento com as PME. Constatou-se que a relação banca-PME não tem ainda uma base teórica sólida, apesar de inúmeros estudos sobre a importância de manter uma clara e total confiança entre as partes. Todavia, a literatura destaca, crescentemente, a ideia de que o mercado das PME pode ser um segmento rentável para os bancos. Este inquérito apoia esta percepção, embora de uma forma menos acentuada, comparativamente à evidenciada nas várias observações teóricas e empíricas. De igual modo, constatou-se pouca atenção à rotatividade dos gestores de empresas, o que pode prejudicar o aprofundamento de uma relação com as PME. Ainda assim, os bancos têm reconfigurados as suas organizações e têm criados departamentos descentralizados e/ou separados nas suas operações para melhor servir as PME. As próprias características das PME e as percepções de maiores riscos são apontadas como os principais factores que limitam o envolvimento dos bancos com as PME.
Although SMEs are considered the motor of European growth, due to its capacity for innovation and job creation, his difficulty in getting financing is felt acutely. Hence, for an economy that wants to thrive, it becomes crucial to provide them better access to credit, especially through bank loans. This research work reviews the discussion on relations between banks and SMEs in the Portuguese market. The sample is based on a survey among managers of enterprises in central Lisbon of the five largest banks operating in Portugal in order to assess their perceptions about the relationship with SMEs. The relationship bank-SME does not yet have a solid theoretical basis, despite numerous studies on the importance of maintaining a clear and total confidence between the parties. However, the literature stands, increasingly, the idea that the SME market segment can be profitable for banks. The survey supports this perception, although in a lesser extent compared to that showed in several theoretical and empirical observations. Similarly, there is little attention dedicated to the turnover of managers of enterprises, which can harm the deepening of a relationship with SMEs. Nevertheless, banks have reconfigured their organizations and have created decentralized departments and / or separated their operations to better serve SMEs. Their own characteristics of SME´s and perceptions of higher risk are identified as major factors that limit the involvement of banks with SMEs.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10429
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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