Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10422
Título: Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
Autor: Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
Orientador: Fernandes, Graça
Palavras-chave: Sucesso académico
Ensino superior
Estudante
Academic success
higher education
students
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques (2012). "Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objectivos identificar os determinantes do sucesso académico no ensino superior bem como identificar critérios que sinalizem os estudantes em risco de insucesso escolar. Analisámos dados recolhidos nos registos académicos de uma faculdade pública de ciências sociais e humanas com informação acerca dos diplomados entre 2009-2011 e estimámos uma regressão linear das notas finais de licenciatura. Mostramos que a nota de candidatura à universidade e o contexto familiar são os principais determinantes do sucesso académico no ensino superior. Os nossos resultados estão em linha com resultados descritos na literatura, que indicam que os estudantes do género feminino obtêm melhor desempenho na universidade que os estudantes do género masculino. Obtivemos indícios de que os alunos com melhores notas não precisam de tempo suplementar para concluir o curso. A idade do aluno ou a sua participação no mercado de trabalho não mostraram ter qualquer impacto estatisticamente significativo no sucesso académico. Defendemos que devem ser feitos esforços, pelas instituições de ensino superior, no sentido de se recolherem informações que caracterizem, cada vez mais detalhadamente, os estudantes, com o objectivo de se poder estudar empiricamente fenómenos que afectam o corpo estudantil. Propomos que as instituições de ensino superior desenvolvam programas que combatam o prolongamento desnecessário do tempo para concluir um curso, uma vez que este parece estar associado a piores resultados. Sugerimos que as políticas públicas para o ensino superior devam estar articuladas com as políticas para o ensino, como um todo, e com as políticas sociais.
This dissertation aims to identify the determinants of academic success in higher education and criteria to signal students at risk of school failure. Data collected from a data base of a public faculty of social sciences and humanities with information on graduates over the years 2009-2011 was analyzed and an OLS regression of final grades on several covariates was estimated. We show that the application grade to university and the family context are the main determinants of academic success in higher education. Our results are in pace with some results in the literature which indicate that female students perform better in college than male students. We have found evidence that students with better grades do not require additional time to complete their degree. Students? age and participation in the labor market had no statistically significant impact on academic success. We argue that efforts should be made by higher education institutions in order to collect information that characterizes students with increasing detail, so that empirical analysis on phenomena that affect the student body can be performed. We also conclude that higher education institutions should develop programs to address the unnecessary extension of time needed to complete a degree, since this seems to be associated with worse outcomes. We suggest that public policies that address higher education issues should be articulated with public policy addressing education as a whole and social policy.
Descrição: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10422
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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