Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10421
Título: A importância da inovação aberta nas estratégias empresarias : estudo de caso : OPEN - Portugal Telecom
Autor: Lisboa, Nuno Miguel Martelo Robalo
Orientador: Laranja, Manuel
Rosado, Ricardo
Palavras-chave: Inovação Aberta
Plataformas Tecnológicas
Criação de Valor
Stakeholders
Colaboração e Cooperação
Open Innovation
Technological Platforms
Value Creation
Collaboration and Cooperation
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Lisboa, Nuno Miguel Martelo Robalo (2012). "A importância da inovação aberta nas estratégias empresarias : estudo de caso : OPEN - Portugal Telecom". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Num contexto global marcado pelo jogo de forças competitivas e pela mudança, o conhecimento transformou-se no principal ativo estratégico das organizações. Porque não conseguem dominar todas as áreas do conhecimento e tão pouco dispõem de recursos ilimitados, as organizações são forçadas cada vez mais, a abrir-se à colaboração com outros atores da sua envolvente, numa lógica de partilha de sinergias e exploração de complementaridades que condicionam o seu potencial inovador. O modelo de Inovação Aberta tem sido promovido, nestes termos, como uma receita para o sucesso das organizações na atual sociedade do conhecimento. É fundamental que a Portugal Telecom compreenda em que situações a Inovação Aberta é a abordagem mais adequada para a criação de valor. Neste sentido, o Estudo de Caso desenvolvido procura explorar os esforços empreendidos pela organização no sentido de se abrir ao exterior e de procurar a colaboração com outros atores.
In a global context, defined by competitive forces and change, knowledge has become the main strategic asset of organizations. The lack of ability of organizations to dominate all areas of knowledge and their limited resources, have forced them to open their collaboration boundaries to other actors, in a logic of sharing and exploring the complementary synergies that affect their innovative potential. The Open Innovation model has been promoted in these terms, as a recipe for organizational success in today's knowledge society. It is essential that Portugal Telecom understands in which situations the Open Innovation process is the most appropriate approach to create value. This Case Study explores the efforts of the organization in the sense of opening to the outside and to seek collaboration with other actors.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10421
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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