Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10376
Título: Projecto aplicado de expansão de negócio produção de velas
Autor: Flores, André Filipe Silva
Orientador: Gonçalves, Alcino
Palavras-chave: Plano de negócios
Nicho de Mercado
Velas aromáticas
Velas Decorativas
Business Plan
Niche Market
Scented Candle
Decorative Candle
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Flores, André Filipe Silva (2015). "Projecto aplicado de expansão de negócio produção de velas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente projeto propõem a expansão de negócio da atual Fábrica de Velas Condestável Cardiguense, que se caracteriza por ser um negócio familiar, numa indústria com grande rivalidade, no entanto, com nichos de mercado com bastante potencial. Para esse efeito prevê-se a introdução de duas novas linhas de produtos, velas aromáticas e decorativas, através de uma estratégia de diferenciação, em que a quantidade vendida será menor, mas a um preço que reflita a qualidade e originalidade dos produtos. Para a implementação da referida estratégia, será necessário uma série de alterações na atual estrutura da fábrica, nomeadamente na sua imagem, nos mecanismos de comunicação com clientes, nos processos de produção, equipamentos e também modificações no edifício. Com efeito, para tal, o investimento a realizar é cerca de 60 mil euros, sendo os mais significativos, a reestruturação da fábrica e novos equipamentos. Para uma elaboração correta e rigorosa a nível técnico deste projeto foi possível, para além da muita investigação, contar com apoio e ajuda de diversas pessoas. Resultando num atrativo e viável projeto de investimento, suportado por resultados financeiros, mesmo quando considerados cenários bastantes pessimista.
Fábrica de Velas Condestável Cardiguense is a company founded by Mr. António Martins da Silva, operating in the candle industry for about forty years. It undergone several changes in its productive processes and building structure. Today, questions are raised about the factory future when its founder decides to retire. On those grounds, and despite the fact candles industry competition is very aggressive, there are some niche markets with great potential. This project aims at those opportunities. Its principal promoter is Mr. António Grandson, which is finishing his master degree in accounting, tax and finance. The project consists of a business expansion. The goal is to add two new products to the current production - scented candles and decorative candles. A differentiation strategy will be pursued, leading to a moderate quantity sold, but for a price that reveals the quality and singularity of the products. To adopt this new strategy, it will be necessary some changes in the current structure of the factory, such as in its image, communication channels and its plant. For a thorough technical analysis of this project, I conducted an extended study, with the support of different people and validation from different sources. Results show an attractive and viable investment project. Financial analysis lead to positive NPV, even when considering a very pessimistic scenario.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10376
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AFSF-2015.pdf1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.