Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10366
Título: Construção de um modelo de negócio para o um centro de investigação : capacitação e definição de estratégias para o CEBAL
Autor: Ferra, Carlos Filipe Lourenço
Orientador: Mendonça, Sandro
Palavras-chave: CEBAL
Tela de Modelo de Negócio
Estratégia de Expansão
Parcerias
Comunicação
Business Model Canvas
Expansion Strategy
Partnerships
Communication
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ferra, Carlos Filipe Lourenço (2015). "Construção de um modelo de negócio para o um centro de investigação : capacitação e definição de estratégias para o CEBAL". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com base na abordagem sistémica dos estudos de inovação de inspiração teórica neo-Schumperiana, pretende-se identificar um conjunto integrado de estratégias de expansão para o CEBAL no mundo da investigação e da inovação. Foram usados três tipos de fontes de informação. Fontes documentais, como livros, artigos, relatórios e documentação interna; inquéritos, na forma da Tela de Modelo de Negócio (TMdN) e do Scimago Journal Rank enquanto base de dados quantiativos. A abordagem operacional baseia-se no emprego da TMdN, utilizada enquanto ferramenta de diagnóstico e de gestão estratégica, com o objetivo de melhorar a cadeia de valor, servindo para representar, planear e estruturar a atividade do CEBAL. O objetivo é, em particular, capacitar as forças de comunicação do CEBAL na esfera da ciência e tecnologia. A análise da trajetória do CEBAL aponta para as áreas relacionadas com os fluxos de informação e a sua valorização no trabalho interno como as que necessitam de maior intervenção. Neste sentido, e articulando em termos práticos uma prespetiva sistémica, dá-se destaque à gestão da comunicação e das relações com parceiros (novos e existentes, nacionais e internacionais), sendo apresentadas ações e medidas a implementar no CEBAL. Esta abordagem permitirá ao CEBAL desenvolver metodologias de captação e potenciação da informação, dinâmicas de comunicação e gestão de parcerias e interações com atores dos sistemas de inovação relevantes para a sua estratégia.
Based on the systemic approach of the innovation studies inspired in the neo-Schumpeterian theory, this work tries to identify an integrative set of expansion strategies for CEBAL in the world of research and innovation. Within this work, were used three types of sources of information. Documentary soucers, as books, articles, reports and internal documents; surveys, in the form of the Business Model Canvas (BMC) and the Scimago Journal Rank as a quantitative database. The operational approach is based on the application of the Business Model Canvas (BMC), used as a diagnostic and strategic management tool, with the objective of improving the value chain, serving to represent, plan and structure the CEBAL?s activity. The goal is to improve CEBAL?s communications strengths in the science and technology?s sphere. The trajectory analysis at CEBAL points to the areas related to the information flows and its valorization in the intern work as the ones that need the bigger intervention. Thus, the communication management and the partnerships (new and existent, national and international), being presented actions and measures to implement at CEBAL. This approach will allow CEBAL to develop strategy relevant information capture and potentiation methodologies, communication and partnership management dynamics and interactions with the actors from the innovation systems.
Descrição: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10366
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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