Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10354
Título: Construção de um modelo de desenho/análise para modelos de negócio no âmbito da mobilidade electrica : uma perspectiva holística
Autor: Fernandes, Rosa Maria de Freitas
Orientador: Laranja, Manuel
Palavras-chave: Modelos de negócios
Veículos elétricos
Metodologias de desenho e análise
Business models
Electric vehicles
Design methods
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Fernandes, Rosa Maria de Freitas (2012). "Construção de um modelo de desenho/análise para modelos de negócio no âmbito da mobilidade eléctrica : uma perspectiva holística". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito a definição de um modelo estruturado e genérico, baseado em métodos morfológicos, que sirva para desenhar, descrever, caraterizar e analisar modelos de negócio no âmbito da mobilidade elétrica, sob uma perspetiva holística. Devido às incertezas sentidas por parte das empresas que estão ou que queiram fazer parte da indústria da mobilidade elétrica, este modelo genérico poderá servir de instrumento de suporte na tomada de decisões para o desenho de modelos de negócio para a mobilidade elétrica. Este trabalho de caráter exploratório baseia a sua componente prática e fundamentação teórica na pesquisa bibliográfica, em entrevistas exploratórias e em estudos empíricos realizados sobre a temática da mobilidade elétrica e modelos de negócio. Na construção deste modelo foram tidas em consideração determinadas etapas: na primeira etapa, o diagnóstico dos aspetos valorizados pelos potenciais utilizadores dos veículos elétricos; na segunda etapa, a definição das proposições de valor e a terceira etapa, a definição das componentes e dos aspetos críticos de desenho e análise. Por fim, e de modo a validar a operacionalidade do modelo construído é aplicado um caso prático, o modelo de negócio Mobi.E.
This paper aims to define a generic structured model, based on morphological methods that can be able to design, describe, characterize and analyze business models in the context of electric mobility, in a holistic perspective. Due to the uncertainty felt by companies who are or who want to be part of the electric mobility industry, this generic model can be useful as a tool to support decision making for the design of business models for electric mobility. This exploratory study bases its practical and theoretical grounding in literature, in exploratory interviews and empirical studies on the topic of electric mobility and business models. In building this model were taken into account certain stages: the first stage, the diagnosis of the issues valued by potential users of electric vehicles; in the second step, the definition of value propositions and the third stage, the definition of components and critical issues of design and analysis. Finally, and to validate the operability of the constructed model is applied to a practical case, the business model Mobi.E.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10354
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-RMFF-2012.pdf295,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.