Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10320
Título: Qualidade alimentar, a maturação e a performance académica no adolescente
Autor: Neto, Francília Maria Carvalho dos Santos
Orientador: Fragoso, Maria Isabel Caldas Januário
Palavras-chave: Qualidade alimentar
Nutrição
Crescimento
Maturação
Morfologia
Performance académica
Questionário de Frequência Alimentar
Registo alimentar
Validação de um instrumento de medida
Data de Defesa: 2015
Resumo: A performance académica tem um impacto ao longo da vida da criança e dos adolescentes quer a nível educacional, quer a nível da saúde individual com influências na saúde pública (Ross & Wu, 1995) independentemente do nível socioeconómico. Em geral, os níveis educacionais aumentam com o aumento do nível socioeconómico uma vez que este facilita o acesso aos cuidados de saúde e permite maior qualidade de vida quotidiana nomeadamente no conforto da habitação e na qualidade dos estilos de vida, hábitos alimentares e ocupação de tempos livres (Kramer, Allen & Gergen, 1995). Sabendo a importância da qualidade da performance académica na vida da criança, do jovem e do futuro adulto, revela-se importante identificar e perceber quais os factores intervenientes neste processo. Vários estudos encontraram relações significativas entre o efeito do género, da etnia, da qualidade da escola, da nutrição e do nível socioeconómico e a performance académica (Considine & Zappala, 2002). Neste estudo, iremos focar-nos sobre as relações existentes entre a performance académica, a maturação e a qualidade alimentar de um grupo de alunos adolescentes da escola D. João II em Setúbal, matriculados no 8º ano do ensino básico, no ano letivo de 2009/2010. Tendo em conta os dois aspectos referidos anteriormente, considerámos pertinente avaliar a qualidade da dieta dos alunos matriculados no 8º ano e perceber se existem relações significativas entre o sucesso escolar e a qualidade da dieta. Ponderando a faixa etária da população alvo, julgamos essencial determinar o nível maturacional da amostra e verificar a influência do mesmo sobre o sucesso escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10320
Designação: Mestrado em Desenvolvimento da Criança, variante Desenvolvimento Motor
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015-01-30 Tese-Francilia-completa.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.