Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10313
Título: A utilização da Web 2.0 como ferramenta de comunicação para as marcas em Portugal : um estudo de caso múltiplo
Autor: Calado, Teresa Maria Madeira
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: Web 2.0
Comunicação de Marca
Social Media
Redes Sociais
Facebook
Indicadores-Chave de Performance
Brand Communication
Social Networks
Key Performance Indicators
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Calado, Teresa Maria Madeira (2012). "A utilização da Web 2.0 como ferramenta de comunicação para as marcas em Portugal : um estudo de caso múltiplo". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A revolução digital e comunicacional que actualmente vivemos, está a provocar fortes alterações dentro dos meios e técnicas de comunicação e das marcas. A difusão de conceitos como Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e Facebook está à vista de todos e este tipo de conectividade já provou que pode ser responsável por grandes mudanças sociais, tecnológicas e económicas, afectando os modelos de comunicação tradicionais, influenciando também as formas de organização social onde o sujeito se insere. Com este Trabalho Final de Mestrado, pretende-se compreender como a Web 2.0, e de uma forma mais específica a rede social Facebook, representa novas ferramentas de comunicação para as marcas em Portugal. Toda a investigação depende ainda da compreensão de conceitos integrados na temática em análise, os quais são a Gestão e a Comunicação de Marca, Internet, Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e Métricas e Indicadores-Chave de Performance em Social Media. De forma a dar resposta às questões de investigação deste trabalho, foi feito um estudo de caso múltiplo onde são analisadas três grandes empresas nacionais, com objectivos e papéis distintos nesta relação comunicacional nos meios digitais. Com este estudo conseguiu-se alcançar perspectivas interessantes para compreender de uma forma mais aprofundada, como é que as marcas e as agências prestadoras de serviços externos de comunicação percepcionam o fenómeno mencionado e de que forma este contribui para a comunicação das marcas em Portugal.
The digital and communicational revolution we live today is provoking profound mutations on media and communication techniques used by brands. The diffusion of concepts such as Web 2.0, Social Media, Social Networks and Facebook is evident and this connectivity has proved to be responsible for major social, technological and social changes, since it affects traditional communicational models and also shapes the social organization where the subject is integrated. This Masters Final Work is intended to understand how Web 2.0, and specifically Facebook, present themselves as new communicational tools for Portuguese brands. All of this investigation depends on the doubtless understanding of concepts that help perceive this thematic, such as Brand Management and Communication, Internet, Web 2.0, Social Media, Social Networks and both Metrics and Key Performance Indicators for Social Media. To successfully answer the research questions that led to the elaboration of this dissertation, a multiple case study was concluded by analyzing three Portuguese companies, with different roles and objectives in this communicational relation on the digital media. With this study were achieved interesting perspectives to understand in more depth how brands and agencies, who provide external communication services, perceive the phenomenon mentioned and how this contributes to brands? communication in Portugal.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10313
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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