Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10309
Título: Plano de marketing : portal Universia
Autor: Moreira, Tomás Lola dos Reis de Aranha
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Plano de Marketing
Portal Universia
Rede
Tecnologia
Inovação
Universidades
Estudantes
Comunidade
Marketing Plan
Network
Technology
Innovation
Universities
Students
Community
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Moreira, Tomás Lola dos Reis de Aranha (2012). "Plano de marketing : portal Universia". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este documento visa apresentar o Plano de Marketing para a empresa Portal Universia, caracterizando-se como sendo uma rede interactiva de cariz comunitário direccionada para estudantes, professores e universidades, conectando-os ao mundo empresarial e institucional. A potencialização e inovação de mecanismos tecnológicos na esfera digital associados ao conceito, à missão e aos serviços da organização contextualizam-se como os pilares fundamentais para o futuro da mesma. Este plano pretende dar continuidade a esta visão inovadora, tendo como plataforma de objectivos a incrementação do valor da marca juntos dos diversos targets, desenvolver novos serviços e novas propostas de valor e aumentar os níveis de penetração na rede Universia. O plano de marketing apresentado neste documento aborda, inicialmente, uma análise interna e externa da envolvente da organização, onde inclui a análise da concorrência. Posteriormente, desenvolve-se a compreensão dos mercados e dos respectivos consumidores, bem como a descrição da segmentação, do targeting e do posicionamento estratégico da marca Universia. Seguidamente, apresenta-se os objectivos específicos do plano e o suporte de marketing do mesmo. A parte final está relacionada com a análise completa do marketing-mix da organização e o desenvolvimento de novas estratégias de marketing e comunicação, tendo em vista os objectivos propostos e a orientação que se pretende dar à organização a médio prazo.
This document aims to present the marketing plan for the company Portal Universia, characterized as an interactive network-oriented community geared for students, teachers and universities, connecting them to business and institutional. The empowerment and innovation of technological mechanisms in the digital sphere associated with the concept, mission and services of the organization are the fundamental building blocks for its future. This plan aims to continue this innovative vision as a platform for the spread of the brand value in multiple targets, develop new services and new value propositions and increase penetration levels in the Universia network. The marketing plan presented in this paper addresses, primarily, an analysis of internal and external environment of the organization, which includes analysis of the competition. Later, it develops an understanding of markets and their consumers, as well as a description of the segmentation, targeting and strategic positioning. Then, the document presents the specific objectives of the plan and the marketing support tools. The final part is related to the complete analysis of the marketing mix of the organization and development of new marketing strategies and communication, in view of the proposed objectives and guidance that is intended for the organization over the medium term.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10309
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-TLRAM-2012.pdf739,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.