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Título: SRM aplicado a uma organização do sector da electricidade
Autor: Calado, Alexandra Mantas
Orientador: Fernandes, Jesualdo
Palavras-chave: Supplier Relationship Management
Sector de Energia
Colaboradores da EDP
Fornecedores da EDP
Análise de Clusters
Energy Sector
EDP partners
EDP suppliers
Cluster Analysis
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Calado, Alexandra Mantas (2015). "SRM aplicado a uma organização do sector da electricidade". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O conceito de Supplier Relationship Management (SRM) surge da necessidade que as empresas têm de competição, de sobrevivência e de obtenção de vantagens competitivas perante as outras empresas, isto é, as empresas deverão apostar numa adequada gestão e comunicação com os vários fornecedores, de modo a obter benefícios para as mesmas e para os seus clientes. A implementação desta plataforma abrange a minimização de riscos, a redução de custos, a diminuição do tempo de atendimento e o aumento da produtividade. De modo a compreender melhor estas temáticas, o objetivo deste trabalho passa por apresentar o conceito de SRM bem como avaliar o impacto que esta ferramenta tecnológica tem no relacionamento com os fornecedores e no desempenho das empresas. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso numa empresa do setor da energia (EDP-Energias de Portugal), mais propriamente no Departamento de Negociação e Compras onde, a partir do modelo de investigação do SRM, e através de inquéritos aplicados aos fornecedores e aos colaboradores, pretendeu-se responder aos seis pilares que compõem o modelo. Por fim identificou-se o posicionamento da empresa relativamente aos seis pilares do SRM. Recorreu-se a metodologias de análise de dados, nomeadamente, a análise de clusters para identificar os seis pilares. A maioria dos pilares foram fundamentados e conclui-se que a empresa está bem posicionada relativamente a esses pilares.
The concept of Supplier Relationship Management (SRM) emanates from the competition environment, the surviving constraints and the reinforcement of the competitive advantages to which companies are subjected. Companies need to implement a proper management and communication system with their suppliers - to their own benefit and that of their suppliers. The SRM implementation involves specific goals such as the minimization of risk, smaller costs, smaller attendance times and a subsequent increase of productivity. To better understand these issues, this study will present and explain the concept of SRM and the impact of this technological tool on the relationships with the suppliers, along with the performance of the companies using this tool. To that end, this study covers the situation of one of the biggest Portuguese companies, and a colossus of the energy sector: EDP - Energias de Portugal, and more specifically its Departmento de Negociação e Compras (Purchasing Department). It uses the SRM model and a set of enquiries - involving the six pillars of that same model - to suppliers and partners. The ultimate goal is to identify the position of EDP in each of the six areas of the SRM model, using a methodology based on data analysis, especially the cluster analysis of those six areas. Overall, the points of the model were validated and we may conclude that the firm is well positioned in these areas.
Descrição: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10307
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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