Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10304
Título: Análise multidisciplinar da atividade de um treinador de uma equipa de futebol no escalão de sub-19
Autor: Figueiredo, Pedro de Sousa
Orientador: Vilar, Luís Pedro Camelo
Palavras-chave: Abordagem pelos constrangimentos
Análise de redes
Análise multidisciplinar
Complexidade e dificuldade
Conteúdo de treino
Coordenação interpessoal
Dinâmica ecológica
Futebol juvenil
Instrução e feedback
Motivação
Representatividade das tarefas
Complexity and difficulty
Constraints led-approach
Ecological dynamics theory
Instruction and feedback
Interpersonal coordination
Motivation
Multidisciplinary analysis
Network analysis
Task representativeness
Training content
Youth football
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este relatório de estágio teve como objetivo contribuir para a compreensão da multiplicidade de tarefas que regem a atividade de um treinador de futebol. Baseado maioritariamente nos fundamentos teóricos da dinâmica ecológica, foi analisada a forma como as redes sociais permitem ou não identificar a consecução prática do modelo de jogo teórico em função de variáveis inerentes à competição, isto é, se o tipo de coordenação interpessoal e os padrões estabelecidos estão previstos no modelo teórico e de que forma são influenciados pelas variáveis tempo de jogo e resultado momentâneo. Os resultados demonstraram a forma como as variáveis inerentes ao jogo podem influenciar o comportamento micro, meso e macro de uma equipa. Em seguida foram realizadas duas investigações com o objetivo de examinar a intervenção do treinador em competição e em treino, mais concretamente, o tipo de instrução e feedback. Para o efeito foram utilizados instrumentos de categorização que permitissem encontrar um padrão de intervenção do treinador em treino e competição. Foi possível verificar de que forma o treinador ajusta o seu feedback em função das alterações próprias ao treino e competição. Ainda no contexto de treino, investigou-se a influência da fase da sessão de treino sobre o conteúdo de treino. Foram analisados os objetivos, representatividade, constrangimentos, complexidade e dificuldade nos exercícios que compõem as sessões de treino. As conclusões permitem que o treinador melhor estruture as suas sessões de treino, selecionado tarefas mais representativas do contexto de jogo. Por último, foram estudadas as diferentes dimensões da motivação nos atletas. Mais concretamente, se o subescalão influencia a motivação dos atletas. Os resultados permitiram compreender que o subescalão não influencia de forma significativa as dimensões da motivação, levando o treinador a compreender que este não é um fator decisivo ou influenciável para o sucesso ou insucesso da sua equipa. Na lógica das investigações apresentadas durante o estágio, propõe-se que a avaliação da atividade do treinador seja considerada sempre numa lógica multidisciplinar, abrangendo as principais áreas de intervenção.
This report aimed to contribute to the understanding of the multiplicity of tasks that govern the activity of a football coach. Based on the theoretical foundations of ecological dynamics, was analyzed how social networks allow to identify the practical achievement of the theoretical game model on the basis of variables inherent in the competition, on other words, if the type of interpersonal coordination and established standards are provided in the model and how it is influenced by variables play time and live score. The results showed how variables can influence the team behavior in a micro, meso or macro dimension. Then, there were two investigations in order to examine the coach’s intervention in competition and training, more specifically, the type of instruction and feedback. It were used a categorization instrument to find some standards training and competition behavior. It was possible to verify how the coach adjusts his intervention during the game and the training sessions.. Also in the training context, were studied the influence of training session stage on the content. Were analyzed the objectives, representativeness, constraints, complexity and difficulty in the exercises from the training sessions. The findings allowed the coach to improve his session planning, selecting tasks more representative of the game context. Finally, it were investigated the different dimensions of motivation. More specifically, if the differences in the athletes age influences the motivation of the team. The results showed that the age doesn´t significantly influences the dimensions of motivation, leading the coach to understand that this is not a decisive or influenced factor on the success or failure of his team. In line with the research presented during the stage, it was proposed that the assessment of coach activity is always considered in a multidisciplinary way, covering the main areas of intervention.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10304
Designação: Mestrado em Treino Desportivo
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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