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Título: Sentimento de autoeficácia de professores que ensinam nos cursos de Programa Integrado de Educação e Formação, Educação e Formação e Percursos Curriculares Alternativos
Autor: Betes, Zélia Maria Cola de Jesus Pereira
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Autoeficácia
Cursos de Educação e Formação
Ensino
Fontes de autoeficácia
Formação dos professores
Percursos curriculares alternativos
Programa Integrado de Educação e Formação
Alternative curriculum courses
Education
Education and training courses
Integrated Programme for Education and Training
Self-eficacy
Self-eficacy sources
Teacher training
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo aferir a perceção da auto - eficácia dos professores que lecionam turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), CEF (Cursos de Educação e Formação) e PCA (Percursos Curriculares Alternativos), o seu empenhamento e as relações que estes desenvolvem com os seus alunos. Para contextualizar esta temática, recorremos à fundamentação teórica sobre formação de professores (inicial e contínua) uma vez que pensamos que estas são bastante importantes para um aumento do sentimento de eficácia nos docentes e aos conceitos de autoeficácia de Bandura e Pajares. Na metodologia, foi utilizado um questionário (Escala de Bandura), aplicado a uma amostra de 30 docentes a lecionar as turmas referidas anteriormente num Agrupamento de escolas do Concelho da Amadora. Os dados das perguntas fechadas foram tratados através de análise estatística (frequência absoluta e percentagem) e os das perguntas abertas foram tratados a partir da análise de conteúdo temática. Os resultados permitem verificar que os professores se sentem eficazes de uma forma geral, apresentando no entanto, um baixo sentimento de eficácia nalguns aspetos, nomeadamente no que diz respeito à sua relação com os órgãos de gestão da escola. A maioria sente-se bem no desempenho da sua profissão, mas refere que por vezes se sente cansada devido à sobrecarga horária, tamanho das turmas, considerando que cada vez trabalha mais e recebe menos. É relevante salientar que nenhum dos inquiridos fez referência à formação contínua como sendo um aspeto importante para um melhor desempenho das suas funções. Relativamente, à sua relação com os alunos, com os colegas e com a comunidade, foi no relacionamento com os alunos que os professores responderam que se sentem mais eficazes e no trabalho desenvolvido com os colegas, nomeadamente, na entreajuda e partilha de saberes, experiências e materiais.
The present study had as main goal to assess the perception of teachers’ self-efficacy in specific classes such as “PIEF” (Integrated Programme for Education and Training), “CEF” (Education and Training Courses) and “PCA” (Alternative Curriculum Courses)”, their commitment and the established relationships with these students. In order to contextualize this issue we used the theoretical foundation about tackled the teachers’ initial and further training because we consider these quite important to increase teachers' sense of efficacy and the applying Bandura’s and Pajares’s concepts. As methodology it was used a questionnaire (Bandura's Scale), applied to a sample of 30 teachers of the previously mentioned classes in “Group of schools in Amadora County”. The data from the closed questions were treated through statistical analysis (absolute frequency and percentage) and those of the open questions were treated from the analysis of thematic content. Results showed that teachers feel effective in a general manner. However, they had a low sense of efficacy in some aspects, particularly in which regards their relationship with the school board. Most of them have a feeling of well-being performing their occupation. However, they mention some weariness because of the excessive working hours, the number of students per class considering that each time they work harder and get less. It is important to underline that none referred further training as an important issue to improve their performance. In what concerns their relationship with students, peers and community they refer as the most efficient the ones they have with pupils as well as with their working colleagues, through mutual support, with whom they share materials, experiences and knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10303
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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