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Título: O efeito da musica ambiente no comportamento do consumidor : o caso dos restaurantes
Autor: Sepúlveda, Filipa Maria da Cruz Filipe
Palavras-chave: marketing de serviços
música ambiente
atmosfera
marketing sensorial
estímulos ambientais
marketing em restaurantes
services marketing
ambient music
atmosphere
sensory marketing
environmental stimuli
marketing in restaurants
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sepúlveda, Filipa Maria da Cruz Filipe (2011). "O efeito da musica ambiente no comportamento do consumidor : o caso dos restaurantes". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente estudo visa investigar qual o impacto que a presença de música ambiente e respectivas variações do tempo da música, num ambiente de restaurante, tem junto do comportamento do consumidor, averiguando se é, ou não, uma ferramenta de marketing eficaz. Através de uma abordagem metódica e quantitativa, ir-se-á investigar se a presença de música ambiente e as suas respectivas variações no tempo afectam positivamente o tempo que os consumidores passam no interior do espaço e quais os seus diferentes tipos de gastos. Para isso, foi conduzida uma experiência, num restaurante situado na zona de Miraflores, onde durante 3 semanas se utilizou a técnica de observação para estudar os comportamentos dos consumidores nas 3 condições de estudo: sem música ambiente, com música ambiente de tempo lento e com música ambiente de tempo rápido. Embora os resultados obtidos não permitam validar muitos dos objectivos propostos na presente investigação, verificou-se que muitas das variáveis alvo de estudo, sofreram ligeiras melhorias aquando a presença de música ambiente e em alguns casos mais concretos, aquando da presença de música ambiente com tempo lento.
The following paper aims to explore which is the impact that the presence of environmental music and its respective variations in tempo over a restaurant environment has on consumer behavior, and to check whether or not, it can act as an effective marketing tool. Throughout an exhaustive fact based analysis, it will be investigated if the presence of environmental music, with its variations in tempo, affects positively the time spent inside the restaurant, and which are the impacts over the different spending categories. With that vision in mind, it was conducted an experiment, in a restaurant located on Miraflores, Lisbon area, where during three weeks, the observation method was used to study the consumer behavior on the 3 study conditions: without environmental music, with slow tempo environmental music and finally, with fast tempo environmental music. Although the results obtained did not allowed to validate much of the objectives proposed by the investigation, it was worth of note that plenty of the variables that were studied suffered slight improvements when subjected to environmental music, and in some cases with the use of slow tempo environmental music.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10292
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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