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Título: Análise do impacto dos patrocínios nas percepções em relação à marca : o caso Super Bock
Autor: Pinto, Francisco Mira Costa
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Patrocínio
Associações à Marca
Valor da Marca
Patrocínios desportivos
Futebol
Consumer behavior
Sponsorship
the Brand Associations
Brand Equity
Sponsors sports
Football
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pinto, Francisco Mira Costa (2011). "Análise do impacto dos patrocínios nas percepções em relação à marca : o caso Super Bock". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O Marketing é cada vez mais importante nas empresas, no seu orçamento e nos seus activos. O valor da Marca é muito importante para as empresas e através dos Patrocínios pode existir uma alavancagem da Marca. Esta investigação investiga a forma como os patrocínios contribuem para as percepções que são criadas pelo consumidor em relação à Marca. Analisou-se a transferência de imagem entre os clubes de futebol e a marca Super Bock, bem como a percepção da congruência e as associações que são feitas à marca. A metodologia utilizada nesta investigação foi uma metodologia quantitativa, com o recurso a uma amostra não probabilística, em que se recolheu um total de 150 questionários entre os dias 15 Julho e 4 de Agosto, através da Internet. Os resultados obtidos demonstraram que existe transferência de imagem e, em geral, os patrocínios têm um efeito positivo na imagem da marca. Apesar de se terem verificado em alguns grupos a ligação entre a marca e o clube patrocinado, esta é percepcionada como muito positiva existindo um trabalho a fazer nestes grupos.
Marketing is increasingly important in business in its budget and its assets. The value of the brand is very important to businesses through sponsorships and leverages the brand there. This investigation focuses on how the sponsorships contribute to perceptions that are created by you in relation to the mark. Also explore the image transfer between football clubs and the brand Super Bock, the perception of congruence and associations that are made to the brand. The methodology used for the study was a quantitative methodology with the use of a non-probability technique, which collected a total of 150 questionnaires from 15 July to 4 August through the Internet. The results show that there are image transfer between the team and the sponsor. In general sponsorship has been a positive effect on brand image. Although in some groups this relationship between the team and the sponsor isn't seen as positive thing, and here there are work to be done.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10289
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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