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Título: Explorando as funções indirectas dos relacionamentos de negócio : um estudo de caso
Autor: Correia, Inês Lemos Proença de Azevedo
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: rede de relacionamentos
criação de valor
funções directas
funções indirectas
tipos de relacionamento
networks
value creation
direct functions
indirect functions
types of relationships
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Correia, Inês Lemos Proença de Azevedo (2011). "Explorando as funções indirectas dos relacionamentos de negócio : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os estudos em torno do valor dos relacionamentos inter-organizacionais têm tido uma importância crescente no seio da investigação em marketing. Diversos autores sugerem que o valor dos relacionamentos se manifesta através das suas funções directas e indirectas,propondo uma tipologia de relacionamentos e apresentando estudos empíricos que evidenciam a sua relevância. Nesta dissertação pretende-se avaliar a relevância dessas funções, em especial das funções indirectas para as empresas. Seleccionou-se um contexto empírico que permitisse evidenciar mais facilmente as funções indirectas, i.e. aquelas que resultam da presença de conexões entre relacionamentos, envolvendo duas empresas participantes num projecto comum. As conclusões do estudo corroboram a utilidade da tipologia para se entender melhor as funções dos relacionamentos e especular sobre o potencial desenvolvimento dos perfis relacionais.
Studies related to inter-organizational value have had a growing importance within the market research. Several authors suggest that relationship value is manifested through direct and indirect functions, proposing a relationship typology and presenting empirical studies that show its relevance. This dissertation aims to evaluate these functions, especially indirect functions for companies. It was selected an empirical context that allows more easily to highlight the indirect functions i.e. those that result from the presence of connections between relationships, involving two companies participating in a joint project. The findings corroborate the usefulness of the typology to better understand the roles of relationships and to speculate on the potential development of relational profiles.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10280
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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