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Título: Qualidade da despesa pública : investimento em educação
Autor: Cruz, Márcia Alexandra Figueiredo Matos
Orientador: St. Aubyn, Miguel
Amaral, Conceição
Palavras-chave: Qualidade da Despesa Pública
Despesa Pública
Eficiência
Eficácia
PIDDAC
Plano Tecnológico da Educação
Quality of Public Expenditure
Public Expenditure
Efficiency
Effectiveness
Technological Plan for Education
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Cruz, Márcia Alexandra Figueiredo Matos (2011). "Qualidade da despesa pública : investimento em educação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente relatório, elaborado na Direcção-Geral do Orçamento, faz uma análise da Qualidade da Despesa Pública, em termos da eficiência e eficácia do Investimento em Educação no âmbito do PIDDAC, mais concretamente do Plano Tecnológico da Educação. Fazemos uma breve análise sobre a Qualidade das Finanças Públicas bem como a importância da sua correcta medição. Esta análise baseia-se na utilização de indicadores de desempenho. Contudo a dificuldade na obtenção de informação quantitativa designadamente sobre outputs e outcomes condicionou a elaboração do estudo e as respectivas conclusões. Não obstante esta limitação, podemos concluir, com alguma segurança que, em termos gerais, o PTE revelou-se eficiente na medida em que a despesa prevista ficou aquém do programado e os resultados dentro do previsto, senão mesmo melhores como é o caso dos principais indicadores de modernização tecnológica, o Número de alunos por computador e o Número de alunos por computador com acesso à Internet. Conclui-se também que o PTE pode ser considerado um programa eficaz na medida em que a modernização tecnológica terá contribuído para a melhoria do desempenho educativo em Portugal, tendo em conta a evolução positiva de Portugal em determinados indicadores do PISA.
This report, developed at the Direcção-Geral do Orçamento, analyzes the quality of public spending in terms of effectiveness and efficiency of investment in education as part of PIDDAC, specifically the Technological Plan for Education. We present a brief analysis on the Quality of Public Finances as well as on the importance of proper measurement. This analysis is based on the use of performance indicators. However, the difficulty in obtaining quantitative information on outputs and outcomes has conditioned the development of the study and its conclusions. Despite this limitation, we can conclude with some certainty that, in general, the PTE has proved to be efficient in the expenditure planned fell short of programmed and results on schedule, and even better concerning the main indicators of technological modernization, the number of students per computer and the number of students per computer with Internet access. We also conclude that the TPE can be considered an effective program to the extent that technological modernization have contributed to the improvement of educational performance in Portugal, taking into account the positive evolution of Portugal in some of the PISA indicators.
Descrição: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10253
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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