Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10248
Título: Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
Autor: Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
Palavras-chave: Televisão
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Evoluções Tecnológicas
Switch-Off Analógico
Consumo de Televisão
Fragmentação das Audiências
Investimento Publicitário
Produção de Conteúdos
Television (TV)
Digital Terrestrial Television (DTT)
Technological Evolution,
Analogue Switch-Off (ASO)
TV Consumption
Fragmentation of Audiences
Advertising Investment
Content Production
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sousa, Maria Pires Marques Gomes de (2011). "Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A experiência televisiva em Portugal está a mudar. Com efeito, a passagem da era analógica para a era digital faz com que as potencialidades oferecidas pela televisão aproximem a experiência televisiva da navegação na Internet. A passagem para a era digital é marcada pelo switch-off da televisão analógica agendado, a nível europeu, para o ano de 2012. Este trabalho pretende por um lado, perceber quais serão as novas formas de consumo de televisão por parte dos telespectadores e por outro, tentar antecipar como é que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto poderão encontrar novas formas de financiamento num meio que, muito brevemente, será totalmente digital. Será também objecto de estudo, analisar o grau de conhecimento e de possível utilização das novas potencialidades associadas à TDT por parte dos telespectadores. Foram enviados questionários a decisores de operadoras nacionais de televisão de sinal aberto, de empresas de distribuição de conteúdos, de agências de publicidade e de anunciantes, obtendo-se uma amostra de 26 respondentes em 32 inquiridos. Com base na análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é fundamental por um lado, integrar o telespectador na passagem para a era digital e por outro, conseguir que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto encontrem novas formas de aproveitamento do investimento publicitário. Uma conclusão importante deste trabalho é ter ficado claro que a grande arma das televisões para ultrapassar os desafios futuros se mantém quase inalterável: é o foco na produção, na criatividade, na inovação e na modernidade dos conteúdos.
Television in Portugal is under change. Digital is gaining momentum, allowing for an internet like experience and leaving the analogue era behind. In 2012 analogue will be switched-off Europe wide. This paper intends to understand new ways of consumption on behalf of viewers, if any, and to anticipate how Free-To-Air (FTA) national TV operators will be able to finance its operations, given that from production to reception everything will be digital. We will also analyse viewers' understanding of the Digital Terrestrial Television (DTT) and possible uses of the innovations associated. Questionnaires were sent to decision-makers of FTA national TV operators, to content distributors, advertising agencies, with a 26 response to 32 inquired. From the analysed data, we understand that it is essential to guide the viewer in the conversion from analogue to digital TV, and that FTA national TV operators find new means to benefit from advertising investment. It has also been made clear that TV operators' greatest asset hasn't changed; focus must be on production, creativity, innovation and novelty of content.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10248
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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