Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10237
Título: E-Commerce : impacto de uma plataforma online na Worten
Autor: Lopes, Catarina de Oliveira
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: E-commerce
Worten
Omnichannel
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Lopes,Catarina de Oliveira (2015). "E-Commerce : impacto de uma plataforma online na Worten". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O e-commerce é um conceito que veio revolucionar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e como vendem os seus produtos/serviços, é interessante compreender e explorar este conceito, percebendo a sua evolução ao longo dos anos, nomeadamente com o nascimento de um novo conceito, o omnichannel que junta o online com o offline. O omnichannel possibilita a facilidade do consumidor escolher o canal que desejar para fazer as suas compras, podendo este comprar online e receber em casa ou em loja, ou deslocar-se à loja. Esta possibilidade existe pela ligação que o conceito traz às empresas que já tinham lojas físicas e que complementaram com o e-commerce ou vice-versa, tornando-se numa vantagem competitiva. Esta dissertação tem como objetivo conhecer a vantagem de uma plataforma de e-commerce numa empresa e a sua evolução para o conceito omnichannel. As questões de investigação para o presente trabalho foram "Qual a importância do e-commerce para a competitividade de uma empresa de retalho"? e "Porque uma empresa de e-commerce evoluí para o omnichannel"?. De forma a alcançar os objetivos, foi utilizada a metodologia qualitativa - estudo de caso. Da análise e interpretação dos dados recolhidos das entrevistas realizadas concluiu-se que a plataforma e-commerce da Worten - Worten Online - teve um grande impacto na empresa, tornando num dos sites mais visitados em Portugal. Este tem tido um crescimento exponencial, resultando na duplicação das suas vendas nos últimos três anos. Em todo o processo existia uma idealização do conceito omnichannel.
E-commerce is a concept that has revolutionized the way businesses interact with their customers and how to sell their products / services. Is interesting to understand and explore this concept, realizing its evolution over the years, particularly with the birth of a new concept, the omnichannel, joining the online with the offline. The omnichannel enables the user easily select the channel that wants to shopping, which may buy online and receive at home or store, or goes to the store. This possibility exists for the connection that the concept brings to companies that already had physical stores and complemented with e-commerce or otherwise, making it a competitive advantage for the company. This dissertation aims to know and understand the competitiveness of an e-commerce platform and its evolution for omnichannel concept. The research questions for this study were "What is the importance of e-commerce for the competitiveness of a retail company?" and "Why an e-commerce company evolved into the omnichannel?". In order to achieve the objectives outlined, we used the qualitative methodology - case study. Analysis and interpretation of data collected from interviews was concluded that the e-commerce platform Worten - Worten Online - had a major impact on the company, making it one of the most visited sites in Portugal. This triggered an exponential growth, resulting in a doubling of its sales in the last three years. In the process there was an idealization of omnichannel concept in the enterprise.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10237
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-COL-2015.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.