Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10230
Título: Os desafios da criatividade e da inovação na indústria de produção alimentar : caso Uniself
Autor: João, Martins Mateus Francisco
Orientador: Gonçalves, Fernando
Palavras-chave: Criatividade
Inovação
Modelos de Inovação
Tecnologia
Modelos de Gestão
Pasteurização
Qualidade
Planeamento
Competitividade
Creativity
Innovation
Models for Innovation
Technology
Management Models
Pasteurization
Quality
Planning
Competitiveness
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: João, Martins Mateus Francisco (2012). "Os desafios da criatividade e da inovação na indústria de produção alimentar : caso Uniself". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A inovação é normalmente considerada, no plano académico e não só, como um factor crítico de sucesso para qualquer negócio. A questão fundamental do trabalho aqui apresentado relaciona-se com a capacidade criativa e de inovação da empresa Uniself, S.A. (Uniself) incluindo a procura de respostas alternativas do respectivo modelo de Gestão. Assim, assume-se como objectivos principal deste trabalho verificar o impacto da inovação no produto final em termos de melhorias da aceitação comercial resultante da alteração do modo de produção. Para cumprir este desiderato, levou-se a cabo um estudo de caso na empresa Uniself cujo método seguido se centrou num enquadramento teórico resultante de pesquisas bibliográficas e análise documental, complementados por observação participante do autor a partir do seu local de trabalho. Do estudo realizado e da análise dos parâmetros de inovação eleitos para a observação, conclui-se que quer em termos de criatividade quer em termos de inovação, a Uniself se apresenta como uma unidade fabril evidenciadora de múltiplas debilidades, sendo de realçar que persistem muitos factores tradicionalmente inibidores de inovação. É certo que a inovação deve ser encarada como um contributo essencial da modernização da indústria, então é crucial encarar a sua gestão de uma forma integrada e dinâmica de modo a preservar posicionamentos associados a factores críticos de sucesso, reconhecidos quer pelo mercado quer pelos concorrentes, cuja robustez na Uniself é observada partindo da consideração das condições e características da inovação fixadas por um conjunto de autores consagrados (Schumpeter; Lundvall; Chesbrough; Carneiro).
Innovation is usually considered in the academic plan and not only as a critical success factor for any business. The fundamental question of the work presented here relates to the capacity for creativity and innovation of the company Uniself, SA (Uniself) including the search for alternative responses of the respective management model. Thus, it is assumed as the main objectives of this study was to evaluate the impact of innovation in the final product in terms of improvement of the commercial acceptance of the changes in the mode of production. To meet this goal, we took out a case study in Uniself company whose method followed focused on a theoretical framework resulting from literature searches and document analysis, participant observation complemented by the author from his workplace. The study and analysis of parameters of innovation chosen for observation, it is concluded that in terms of creativity in terms of innovation, Uniself presents itself as a multi-plant disclosing weaknesses, and to highlight that there are still many factors traditional inhibitors of innovation. It is true that innovation should be seen as an essential contribution to the modernization of industry, then it is crucial to consider their management in an integrated and dynamic in order to preserve the positions associated critical success factors, recognized either by the market or by competitors, whose strength is observed in Uniself based on the consideration of the conditions and characteristics of innovation established by a group of renowned authors (Schumpeter, Lundvall, Chesbrough; Carneiro).
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10230
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MMFJ-2012.pdf812,98 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.