Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10221
Título: Serviços desportivos em contexto turístico : caraterização da oferta e perceção da procura : estudo de caso do Hotel Vila Galé Ericeira
Autor: Fernandes, Iolanda Alexandre dos Santos
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Desporto
Ericeira
Oferta de serviços desportivos
Procura de serviços desportivos
Turismo
Turismo desportivo
Data de Defesa: 2014
Resumo: O turismo e o desporto são atividades económicas que têm vindo a crescer exponencialmente. Vivemos numa nova era de desportistas e turistas, que têm em comum a vontade de viver novas experiencias, em diferentes contextos e valores. Num país como Portugal, onde o clima e a geografia são favoráveis à prática desportiva, o turismo desportivo tem aumentado a par e passo com o número dos alojamentos turísticos. Consequentemente, torna-se quase imperativo que estes disponibilizem uma gama de serviços de desporto aos seus clientes, de forma a satisfazerem as suas necessidades, desejos e expectativas. O turismo desportivo, turismo predominante na Ericeira, pode então assumir uma força propulsora e um catalisador capaz de ativar um conjunto de sectores com elevado potencial de crescimento económico, social e ambiental com capacidade para atrair investimento. Assim, a presente investigação tem como principal objetivo caracterizar a oferta dos serviços desportivos, bem como a perceção da procura do mesmo do maior empreendimento turístico da Ericeira, o Hotel Vila Galé. O método de investigação usado foi o estudo de caso. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por entrevista e como método de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo bem como a estatística descritiva. Os resultados mostram que apesar da existência de parceria com uma escola de surf, a oferta desportiva, do hotel Vila Galé Ericeira, é parcamente diversificada. Denota-se também que poderia existir um melhor aproveitamento das instalações do empreendimento turístico para a disponibilização de uma gama de serviços desportivos mais alargada. As ideias estratégicas para promover o turismo por meio do desporto, segundo o entendimento da gestão do hotel estudado são: (1) estabelecer parcerias com operadores turísticos segmentados em desporto; (2) promover rotas sustentáveis entre Lisboa e Ericeira; (3) promover internacionalmente a região por parte das entidades competentes; (4) e finalmente, fomentar uma maior articulação com o Turismo de Portugal ao nível do turismo desportivo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10221
Designação: Mestrado em Gestão do Desporto
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Iolanda Fernandes. MGD. 2015.pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.