Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10208
Título: Qualidade da Despesa : Investimento em Infra-estruturas
Autor: Martins, Raquel Fernandes
Orientador: St. Aubyn, Miguel
Palavras-chave: Despesa Pública
Eficiência
Eficácia
PIDDAC
Investimento em infra-estruturas
Sector dos Transportes
Public Expenditure
Efficiency
Effectiveness
Investment in infrastructures
Transportation Sector
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Martins, Raquel Fernandes (2011). "Qualidade da Despesa : Investimento em Infra-estruturas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente Relatório de Estágio realizado na Direcção-Geral do Orçamento teve por base a análise da Qualidade da Despesa Pública, em termos de eficiência e eficácia, relativamente a investimentos em infra-estruturas de Transportes. O objectivo é, por um lado, dar a conhecer toda esta temática Qualidade das Finanças Públicas e, por outro lado, explorar de forma detalhada 3 projectos que foram seleccionados no âmbito do PIDDAC 2010: Ligação Ferroviária a Espanha (Porto de Sines/Elvas/Espanha); Construção do Metro Sul do Tejo e a Modernização Tecnológica e Melhoria da Eficiência Energética dos Transportes Públicos. Tendo em consideração algumas limitações que envolveram a elaboração deste estudo, foi possível chegar a determinadas conclusões através de indicadores de desempenho (análise de inputs, outputs, outcomes dos projectos). Relativamente ao Projecto da Ligação Ferroviária a Espanha, foram claramente visíveis os resultados desta infra-estrutura, tanto em termos do forte aumento da competitividade que este sector obteve, como no desenvolvimento do Porto de Sines. O projecto com vista à modernização dos transportes públicos remeteu-nos para diferentes análises ao longo da duração do projecto. Até 2009 o projecto considerou-se eficiente e no ano 2010 registou uma taxa de execução muito baixa, derivado pela fraca adesão nas candidaturas. A construção do Metro Sul do Tejo prometia grandes vantagens para a sociedade envolvente, no entanto, verificou-se que a adesão a este transporte não foi o desejado, provocando fortes indemnizações ao Estado. Não se verificou os objectivos pretendidos, principalmente na meta dos 85mil passageiros/dia, para o projecto ser considerado rentável.
This Report Stage held at the Directorate General of Budget was based on the analysis of the quality of public spending, in terms of efficiency and effectiveness, relating investment in transport infrastructures. The aim is, firstly, to make known this whole topic - Quality of public finances - and, secondly, to explore in detail three projects that were selected under PIDDAC 2010: Spanish Railway Connection (Port of Sines/Elvas/Spain); Construction of the Metropolitan South of the Tagus and Technological Modernization and Improvement of Energy Efficiency of Public Transportation. Taking into account some limitations involving the preparation of this study, it was possible to reach certain conclusions through performance indicators (analysis of projects? inputs, outputs and outcomes). For the Spanish Railway Connection Project, there were clearly visible results of this infrastructure, both in terms of the strong growth in competitiveness achieved in this sector, as in the development of the Port of Sines. The project to modernize public transportation, referred to in different analysis throughout the duration of the project. Until 2009 the project was considered to be efficient and in the year 2010 showed a very low rate of implementation, derived by the low number of applications. The construction of the Metropolitan South of the Tagus promised great benefits to the surrounding society, however, found that adherence to this transport was not the desired, causing heavy compensations to the Government. The desired goals weren?t accomplished, particularly the goal of 85 thousand passengers/day, for the project to be profitable.
Descrição: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10208
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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