Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10159
Título: Os determinantes do incumprimento do Microcrédito em Portugal no período 1999-2009 : contributo para o desenvolvimento de um mecanismo de credit scoring na ANDC
Autor: Abranches, Carla Sofia Dinis
Orientador: Barroso, Maria de Nazaré
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Abranches, Carla Sofia Dinis (2011). "Os determinantes do incumprimento do Microcrédito em Portugal no período 1999-2009 : contributo para o desenvolvimento de um mecanismo de credit scoring na ANDC". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Pelo seu contributo na criação do auto-emprego e da auto-sustentabilidade, o microcrédito poderá auxiliar na redução do desemprego assim como da exclusão social e pobreza que lhe estão associadas. A aferição do risco subjacente a esta prática assume-se como um tópico de importância vital ao correcto funcionamento das instituições de microfinança. Este estudo permite analisar, com base numa amostra referente a um período de dez anos de uma instituição de microcrédito portuguesa, a ANDC, quais são os determinantes do incumprimento nos contratos de crédito. Para tal, analisaram-se as características dos microempresários, do crédito e do negócio, tendo-se concluído que as variáveis que influenciam o cumprimento/incumprimento do serviço da dívida são: o estado civil, as habilitações literárias, o acompanhamento dos técnicos de microcrédito, o valor da prestação, o montante do crédito, a taxa de esforço e o banco que concede o empréstimo. O objectivo da determinação das variáveis indutoras do não cumprimento do serviço da dívida é o da contribuição para a construção de um mecanismo de credit scoring, que auxiliará tanto na previsão do cumprimento como do incumprimento dos contratos de crédito, considerando-se este como um elemento indispensável à análise do risco nas instituições financeiras actuais. Constata-se ainda que o acompanhamento dos microempresários por parte dos técnicos de microcrédito constitui o elemento diferenciador desta instituição, contribuindo significativamente para a melhoria tanto do alcance como da profundidade do microcrédito em Portugal.
For it contribution in creating self-employment and self-sustainability, microcredit may assist in reducing unemployment and consequently social exclusion and poverty that are associated with it. The measurement of risk behind this practice is assumed as a topic of vital importance to proper functioning of microfinance institutions. This study allows us to analyze, based on a sample corresponding to a period of ten years of a Portuguese microfinance institution, ANDC, which are the determinants of default on credit contracts. To this purpose were analyzed the characteristics of micro entrepreneurs and business credit and it was concluded that the variables that influence compliance/non compliance are: marital status, qualifications, technical monitoring of microfinance, the monthly instalment, the amount of credit, the rate of effort and the bank which grants the loan. The objective of determining the variables that induce compliance/non compliance of the credit contracts is the contribution to building a credit scoring mechanism that will assist both on the prediction as on the determination of the compliance of credit, considering this as an indispensable element of risk analysis in financial institutions nowadays. We noted also that the monitoring of the micro entrepreneurs by technicians of microcredit is the differentiating element of this institution, contributing significantly to the improvement of the scope and depth of microcredit in Portugal.
Descrição: Mestrado em Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10159
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-CSDA-2011.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.