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Título: Factores de stresse no contexto da Marinha : efeitos das auto-imagens e consequências para a satisfação laboral
Autor: Veludo, Carina Isabel de Moura Constantino
Orientador: Soares, Maria Eduarda
Palavras-chave: Stress
Estereótipos
Satisfação
Contexto militar
Stereotypes
Satisfaction
Military context
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Veludo, Carina Isabel de Moura Constantino (2011). "Factores de stresse no contexto da Marinha : efeitos das auto-imagens e consequências para a satisfação laboral". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O stress surge como um fenómeno cada vez mais actual na nossa sociedade, detendo um lugar de destaque tanto ao nível individual como grupal. Este estudo analisa factores de Stress no contexto específico da Marinha, procurando analisar os efeitos das auto-imagens do grupo de trabalho e as consequências para a satisfação laboral. A satisfação foi estudada em termos cognitivos (satisfação intrínseca e extrínseca) e afectivos. As auto-imagens foram estudadas em termos de estereótipos de afecto positivo, estereótipos de afecto negativo, e estereótipos de realização. A amostra em estudo foi constituída por 482 militares da Marinha Portuguesa (Oficiais, Sargentos e Praças), à qual foi aplicado um questionário individual. Para analisar as relações entre as variáveis em estudo recorreu-se à técnica da regressão múltipla, incluindo num primeiro passo os três tipos de estereótipos e variáveis demográficas caracterizadoras da Marinha e num segundo passo, como variáveis mediadoras, os factores de Stress. Os resultados demonstram que os três tipos de estereótipos são sempre retidos pelo modelo explicativo de cada variável de satisfação considerada, bem como os factores de stress como variável mediadora. O modelo explicativo da satisfação intrínseca retém ainda no primeiro passo a categoria, a idade e a situação profissional, explicando 61,5% da variância. O modelo explicativo da satisfação extrínseca retém no primeiro passo a unidade (terra e naval), explicando 34,9% da variância. O modelo explicativo da satisfação afectiva retém no primeiro passo a unidade e a categoria, explicando 50,7% da variância.
Stress is a pervasive phenomenon in our society, affecting both individuals and groups. This study examines stress factors in the specific context of the Portuguese Navy, and analyzes the effects of self-images of the working group as well as consequences for job satisfaction. Satisfaction was studied in its cognitive (intrinsic and extrinsic satisfaction) and affective dimensions. Self-images were studied in terms of positive affect stereotypes, negative affect stereotypes, and achievement stereotypes. The sample included 482 Navy militaries (Officers, Sergeants and Sailors), to whom an individual questionnaire was given. To analyze the relationships between the variables under study we used multiple regression in order to develop an explanatory model for each of the three satisfaction variables. We included in the first step the three types of stereotypes and demography variables characterizing the Navy and in the second step stress factors considered as mediating variables. Results show that the explanatory model for each satisfaction variables retains the three types of stereotypes in the first step and stress factors can be considered as mediating variables. The explanatory model for intrinsic satisfaction also retains in the first step the category, age and employment status, and in total explains 61, 5% of the variance. The explanatory model for extrinsic satisfaction also retains the unit (land and sea) in the first step, and in total explains 34, 9% of the variance. The explanatory model for affective satisfaction also includes the unit and category in the first step, in total explains 50, 7% of the variance.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10157
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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