Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10131
Título: A gestão de competências num Instituto da Administração Pública Portuguesa : abordagem exploratória ao SIADAP
Autor: Adelino, Ana Marta Pinto
Palavras-chave: gestão de competências
avaliação de desempenho
formação
desenvolvimento
SIADAP
Administração Pública
competencies management
performance assessment
training
development
Public Administration
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Adelino, Ana Marta Pinto (2011). "A gestão de competências num Instituto da Administração Pública Portuguesa : abordagem exploratória ao SIADAP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente pesquisa procura compreender a partir do processo de avaliação de desempenho, seguido na Administração Pública Portuguesa, a relação existente entre a avaliação das competências e a formação. Tendo em conta o carácter pouco explorado da temática optou-se por seguir a metodologia de estudo de caso num Instituto Público da Administração Central do Estado. Concretamente, o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) consistiu no principal objecto de estudo desta pesquisa. A recolha de dados incidiu nos resultados de avaliação de desempenho dos dirigentes (SIADAP 2) e colaboradores (SIADAP 3) obtidos nos anos de 2009 e 2010 assim como no registo das acções de formação efectuadas no mesmo período. Os resultados revelam que, por um lado, o SIADAP pode ser utilizado como um instrumento de gestão de competências, como também se mostra bastante útil na aferição de necessidades de formação, desde que seja minimizada a sua subjectividade. Finalmente, o trabalho pretende demonstrar a utilidade de análises circunscritas a instrumentos de gestão de RH utilizadas nas organizações, neste caso na administração pública. As análises à posteriori podem trazer às próprias instituições dados relevantes sobre a eficácia dos instrumentos de gestão de competências e contribuir para políticas e práticas de recursos humanos mais ajustadas a cada caso organizacional.
This research, trough the performance evaluation process in the Portuguese Public Administration, seeks to understand the relation between the evaluation of competencies and training. It was chosen, taking into account the scarce research on this subject, the use of a case study methodology in a Public Institute of the State Central Administration. Specifically, the Integrated System of Management and Performance Assessment in Public Administration (English for SIADAP) was the main subject of this research. The data collection focused on the results of performance evaluation of leaders (SIADAP 2) and employees (SIADAP 3) obtain in the years 2009 and 2010, as well as the records regarding training in the same period. The results reveal that, on the one hand, SIADAP can be used as an instrument in competencies management, and on the other hand, it shows to be very useful in establishing training needs, as long as its subjectivity is minimized. Finally, this study aims to demonstrate the usefulness of circumscribed analysis of Human Resources management instruments in organizations, in this case the public administration. Subsequent analysis may provide the organizations with relevant data about the effectiveness of competencies management instruments and contribute to more adjusted Human Resources policies and practices to each organizational case.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10131
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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