Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10128
Título: Strategizing : análise dos relacionamentos com os clientes de uma empresa
Autor: Sousa, Ana Margarida Pais e
Palavras-chave: estratégia
relacionamentos
clientes
Valor
performance
strategy
relationships
customer
value
Data de Defesa: 2011
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sousa, Ana Margarida Pais e (2011). "Strategizing : análise dos relacionamentos com os clientes de uma empresa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A estratégia é um factor de grande relevância no mundo empresarial, uma vez que deve ser estudado e implementado no quotidiano de uma empresa, com o sentido de se obterem bons resultados. No entanto, o processo de estratégia em si carece de uma explicação única e coerente, deixando em aberto a possibilidade a muitos autores de se exprimirem com diversas opiniões e sugestões sobre o tema, que variam consoante a forma de como vêm o funcionamento das organizações e a teoria que defendem. Alguns autores sugerem, que os relacionamentos são inevitáveis a qualquer organização económica e com isso, a presença e o posicionamento adequado numa rede indeterminável de relações são obrigatórias, para o bom funcionamento de qualquer empresa. Esses autores sugerem então, que os relacionamentos devem ser tidos em consideração a nível estratégico e, assim, nasce o conceito de strategizing. Aproveitando o facto de haver ainda, poucos estudos empíricos que comprovem a importância deste conceito, nesta dissertação pretende-se explorar os relacionamentos com clientes de uma empresa do ramo alimentar e a sua influência na empresa, a nível estratégico. O objectivo é, através de um estudo de caso, testar e comprovar essa importância e influência, no dia-a-dia de uma organização, através de um modelo de funções desenvolvido por Walter et al., (2001).
Strategy is one of the most relevant factors in the business world, therefore it should be carefully studied and implemented in the daily activities of a company, as a way to obtain better results. However, the strategic process lacks an unique and a truly coherent meaning, which gives the opportunity to many authors to express diverse opinions and suggestions about the topic, that may vary according to the way they interpret the functioning of the organizations or the theory they defend. Some authors suggest that relationships are inevitable in any economic organization and with that, the presence and positioning in a specific network of undetermined relationships is also compulsory, to the good functioning of any company. Those authors then suggest, that relationships have to be taken into consideration at a strategic level, and consequently the concept of "strategizing" is born. Taking advantage of yet few empirical studies existing that prove the importance of this concept; this dissertation intends to explore the relationships with a company's clients from the food and beverage industry and its influence on a company at a strategic level. The objective is, through a case study, test and prove this importance and influence, on the everyday activities of an organization, through a Development Function Model by Walter et al., (2001).
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10128
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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