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Título: Fine-grained analysis of aspects, sentiments and types of attitudes in restaurant reviews
Outros títulos: Análise de aspectos, sentimentos e tipos de atitude em avaliações sobre restaurantes
Autor: Chaves, Marcirio Silveira
Laurel, André
Sacramento, Nélia
Pedron, Cristiane Drebes
Palavras-chave: Restaurant management
online reviews
types of attitude
appraisal theory
Gestão de restaurantes
avaliações online
tipos de atitude
teoria de avaliação
Data: 2014
Editora: Universidade do Algarve
Citação: Chaves, Marcirio Silveira ... [et al.] (2014). "Fine-grained analysis of aspects, sentiments and types of attitudes in restaurant reviews". Tourism & Management Studies, 10(1):66-72
Resumo: This paper presents a novel approach based on the Appraisal Theory to analyze user-generated, open-ended online restaurant reviews. We selected reviews (N=1100) from restaurants of two Portuguese touristic regions and focus, through content analysis, on the recognition of the main aspects, sentiments and types of attitude mentioned in such reviews. We also measure the interrater agreement on the recognition of the types of attitude. The main findings show that Quality of Food, Staff and Communication, Price and Atmosphere are the most frequent aspects mentioned in the reviews. Positive appreciation is the attitude expressed in most of the sentences. Most of the reviews present a positive evaluation of the restaurants. The interrater agreement among raters on the recognition of the types of attitude ranges from 0.82 to 0.92. Results reveal the main aspects that restaurateurs should take into account to make decisions in order to improve the business as a whole.
Este artigo apresenta uma nova abordagem baseada na Teoria de Avaliação para analisar avaliações online abertas e geradas pelo utilizador sobre restaurantes. Foram selecionadas avaliações (n = 1.100) de restaurantes de duas regiões turísticas portuguesas e focamos, através de análise de conteúdo, no reconhecimento dos principais aspectos, sentimentos e tipos de atitude mencionados em tais avaliações. Também foram medidas a concordância entre avaliadores para o reconhecimento dos tipos de atitude. Os principais resultados mostram que a Qualidade da Comida, Pessoal e Comunicação, Preço e Atmosfera são os aspectos mais frequentes mencionadas nas avaliações. Apreciação positiva é a atitude expressa na maioria das frases. A maioria dos comentários apresenta uma avaliação positiva dos restaurantes. A concordância entre avaliadores sobre o reconhecimento dos tipos de atitude varia entre 0,82 e 0,92. Os resultados evidenciam os principais aspectos que os gestores de restaurantes devem considerar para tomar decisões, a fim de melhorar o negócio.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10112
Aparece nas colecções:DG - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
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