Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/10088
Título: The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
Autor: Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
Orientador: Crespo, Nuno
Palavras-chave: Empreendedorismo Internacional
Novas Empresas Domésticas e Internacionais
Características do Empreendedor
Características da Personalidade
Internacionalização
International Entrepreneurship
Domestic and International New Ventures
Entrepreneur’s Characteristics
Personality Characteristics
Internationalization
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga (2015). "The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O Empreendedorismo Internacional (EI) tem origem na área do negócio internacional e do empreendedorismo. Baseada em três abordagens teóricas, visão baseada no conhecimento, teoria dos escalões superiores e perspectiva cognitiva, esta investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão do processo de internacionalização e do papel desempenhado pelas características do empreendedor. Este estudo analisa a influência das características empreendedoras e de personalidade, bem como, as característica da empresa e a sua influência na internacionalização. Esta investigação apresenta os seguintes objectivos: i) desenvolver um quadro conceptual estruturado para o processo de internacionalização; ii) identificar características empreendedoras do indivíduo e da empresa relevantes para a internacionalização; e iii) distinguir entre novas empresas domésticas e internacionais (DNVs e INVs) relativamente ao mindset empreendedor. As hipóteses foram testadas através de dados recolhidos por questionário e dados secundários obtidos a partir da base de dados eInforma D&B, para DNVs e INVs Portuguesas criadas entre 2004 e 2013. Os resultados forneceram suporte empírico para as relações entre características de personalidade do empreendedor e características empreendedoras. Adicionalmente, foi encontrada uma relação entre a orientação e intenção empreendedoras do indivíduo. Foi encontrado suporte empírico para as relações entre características empreendedoras individuais e a orientação empreendedora e internacional da empresa. Para além disso, a orientação internacional manifestou uma relação positiva relativamente ao tipo de empresa e à percentagem de exportação. Esta investigação forneceu uma abordagem a diferentes níveis destacando o papel do empreendedor cuja personalidade e características empreendedoras são determinantes para a identidade da empresa e para a internacionalização.
International Entrepreneurship (IE) has its origins from international business and entrepreneurship research. Contemplating three main frameworks, knowledge-based view, upper echelons theory and cognitive perspective, this research aims to contribute to a better understanding of the internationalization process and the role of the entrepreneur’s characteristics. The study analyzes the influence of the entrepreneur’s personality and entrepreneurial characteristics as well as the firm characteristics and the influence of the latter on internationalization. The following objectives were defined: i) develop a well-structured framework for the internationalization process; ii) identify entrepreneurial characteristics at the individual and firm level relevant to internationalization; and iii) distinguish INVs from DNVs regarding the entrepreneurial mindset. Hypotheses were tested through a survey data combined with secondary data provided by eInforma D&B database for Portuguese INVs and DNVs founded between 2004 and 2013. The results provided empirical support for the relationships between several entrepreneur’s personality characteristics and entrepreneurial characteristics. Additionally, an association was found between individual entrepreneurial orientation and individual entrepreneurial intent. There was also empirical support for relationships between individual entrepreneurial characteristics and the firm’s entrepreneurial and international orientation. Furthermore, international orientation was positively related to the type of venture and the firm’s export percentage. The present research provided a different level approach highlighting the role of the entrepreneur whose personality and entrepreneurial characteristics are determinant to the firm’s identity and its internationalization.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/10088
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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