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Título: O papel do estado na educação: fatores de sucesso e insucesso escolar no programa integrado de educação e formação no agrupamento de escolas de Alcabideche
Autor: Galiano, Helena Isabel Costa
Orientador: Costa, Carla Guapo
Palavras-chave: Abandono escolar
Trabalho infantil
Papel do estado
Políticas educativas
Capital humano
PIEF
School dropout
Child labour
Government policies
Educational policies
Human resources
PIEF
Data de Defesa: 20-Mar-2012
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) é uma medida educativa que atua de forma transversal em três vertentes: educação, formação e reinserção social, possibilitando a (re) integração social e escolar de jovens e a consequente igualdade de oportunidades. Tratase de uma estrutura organizacional inovadora, onde os valores como a colaboração e a participação de toda a equipa de trabalho técnico-pedagógica são contributos para uma organização que funciona em rede através do estabelecimento de parcerias. Propomo-nos, neste trabalho, realizar um estudo de caso de um PIEF, na região de Cascais, através da análise do seu funcionamento, divulgando o contributo deste programa para o combate de fenómenos como o abandono escolar e o consequente trabalho infantil. Na primeira parte, fazemos menção ao papel do Estado na educação através de políticas educativas de combate à exclusão escolar, à Teorias do Capital Humano como forma de investimento no potencial humano e descrevemos a organização PIEF e a metodologia utilizada. Na segunda parte, procedemos à análise e interpretação dos dados recolhidos através de entrevistas e questionários, tendo em vista a resposta às perguntas inicialmente formuladas. Como consequência do nosso trabalho, registamos as conclusões finais sobre o nosso estudo e tecemos algumas recomendações que julgamos pertinentes.
The PIEF (Comprehensive Programme of Education and Formation) it’s an educational programme that unfolds into aspects of education, formation and also as a social policy since it enhances the (re)integration of teenagers and youngsters in the pursuit of equal opportunities. PIEF’s structure is innovative and the values of cooperation and participation underlie the whole work of the technical and pedagogic teaching team and constitute a major contribution to an organization that works through established partnerships. We intend, with this work, to analyse a case study of a PIEF group in Cascais area, considering its functioning and its success in preventing school’s drop out and child labor. In the first part we will mention both the government’s educational policies against exclusion at school and the human capital theories as a mean to invest in human potential. We will describe the PIEF’s organizational structures and methodology. In the second part, we will analyse interviews and questionnaires in order to answer to the formulated questions. Conclusions will be drawn and some recommendations will be presented.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública na especialização em Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4369
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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