Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1085
Título: Uso das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores de educação física e desporto : estudo experimental num módulo de basquetebol
Autor: Nascimento, Ronaldo José
Orientador: Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Aprendizagem
Basquetebol
Educação física e desporto
Ensino à distância
Formação de professores
Novas tecnologias
Data de Defesa: 20-Fev-2003
Resumo: O estudo está centrado na utilização de uma plataforma tecnológica e pedagógica de Gestão de Ensino a Distância, através da Internet (sistema EDU), bem como em dois sistemas multimídia (Módulo Winscope e Basketutor) e de um manual em duas versões (Papel e Electrónica), todos aplicados na aprendizagem do Basquetebol num contexto de formação inicial de professores de Educação Física e Desporto Escolar. Pretendeu-se verificar quais as condições de processo, de contexto, e de programa que conferem maior eficácia no ensino a distância quando utilizado como complemento do ensino convencional. Confirmámos a existência de diferenças significativas ao nível das competências cognitivas, entre o grupo experimental e o grupo de controlo, que podem ser atribuídas à utilização dos meios de ensino a distância. No que respeita aos desempenhos motores não foram encontradas diferenças significativas entre os resultados obtidos pelo grupo que foi exposto aos meios tecnológicos e o grupo de controlo que seguiu exclusivamente o ensino tradicional, no entanto, o progresso observado no grupo que beneficiou dos meios de ensino suportados nas tecnologias da comunicação e informação, foi consideravelmente superior ao do outro grupo.
The present study is focused on the use of a technological and pedagogical platform of Distance Learning Management, by making use of the Internet (EDU System), two multimedia systems (Winscope Module and Basketutor) and a handbook (paper and electronic versions). These were all applied to Basketball learning in a context of PE and School Sports pre-service teacher education. The study aimed at finding out which process, context and program conditions assign higher efficacy to distance learning when used as a supplement to conventional teaching. The existence of significant differences at the level of cognitive competences between the experimental and the control groups was confirmed. These are likely to be due to the use of distance learning means. As for the motor performance no significant differences were found when comparing the results from the group exposed to technological means and the control group, which has exclusively followed traditional teaching. However, the progression observed in the group benefiting from teaching means based on information and communication technologies was significantly higher, as compared to the other group.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1085
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ronaldo_FMH.pdf9,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.